A visita pode ser feita no horário das 8h às 17h. Foram desenvolvidos trabalhos artísticos com releituras de obras de Candido Portinari, produção de poemas, poesias, construções de maquetes e painéis relacionados ao tema.
Conforme a coordenadora pedagógica, Elaine Aparecida Ruiz, com a iniciativa, os profissionais da unidade buscaram realizar um trabalho voltado a proporcionar melhorias no desenvolvimento da criança considerando situações do seu cotidiano, respeitando as experiências individuais de vida e de justiça. Com isso, segundo a coordenadora é objetivo contribuir para que os alunos possam ter noção de que a cidadania começa na infância e se estende a todos os seres humanos sem distinção de raça, cor ou religião.
Elaine destacou que o conteúdo da exposição visa também conscientizar os alunos da realidade individual e coletiva, para que possam intervir no cotidiano de forma a promover mudanças positivas, principalmente nas questões sociais. O material exposto também busca ampliar e compartilhar a responsabilidade pelo cumprimento dos direitos e deveres do ECA entre professores, alunos, funcionários, pais e a comunidade escolar.