Um dos mais antigos e prestigiados salões de arte contemporânea do Brasil, o piracicabano SAC (Salão de Arte Contemporânea) inaugura sua 52ª edição amanhã, 15/12, às 20h, no Armazém 14 do Parque do Engenho Central, onde a mostra permanece para visitação gratuita até 4/02/2024. São expostas 77 obras, de 29 artistas, oriundos de 11 estados.
O 52º SAC é realizado pela Prefeitura de Piracicaba, por meio da Semac (Secretaria Municipal da Ação Cultural) e da Pinacoteca Municipal, com patrocínio da Unimed.
A edição apresenta obras de técnicas diversas, com uso de equipamentos inovadores e tecnológicos. As obras foram selecionadas pelo júri formado por Luciana Ribeiro, Claudinei Roberto da Silva e Sylvia Furegatti, e contou com comissão organizadora formada por Renata Gava, diretora da Pinacoteca, Juliana Mazzero, Eduardo Grosso, Margarete Chiarella e Antônio Natal Gonçalves. O grupo, que também foi o júri de premiação, analisou um universo de 428 trabalhos, advindos de 47 cidades de 11 estados.
A 52ª edição do SAC recebeu obras de 29 cidades do estado de São Paulo, como Piracicaba, Campinas, Ribeirão Preto, São José dos Campos, Sorocaba, entre outras. Também enviaram trabalhos artistas de Minas Gerais, Espírito Santo, Bahia, Paraná, Goiás, Santa Catarina, Ceará, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro e Distrito Federal.
“Consagra-se neste Salão de Arte Contemporânea a excelência da produção de mulheres e homens dedicados à necessária e difícil tarefa da realização no campo da estética”, comentou o jurado e curador Claudinei Roberto da Silva.
A também jurada Sylvia Furegatti lembra que esta edição acontece em um momento que a classe artística retoma seu fôlego produtivo impulsionada pela vontade das interações do trabalho in loco – o SAC não acontecia desde 2019, quando foi interrompido pela pandemia.
Renata Gava, diretora da Pinacoteca Municipal, comenta sobre a edição que inaugura nesta sexta-feira. “De reconhecido valor e referendado no país, o Salão de Arte Contemporânea de Piracicaba, em sua 52ª edição, mantém a missão de fomentar e consagrar artistas no circuito de artes visuais, proporcionando prestígio e habilitando-os para o mercado de arte. A exposição na mostra não apenas destaca a importância das obras, mas também submete as selecionadas a um crivo seletivo, apresentando-as ao público de forma imparcial e em igualdade de condições”.
LEITURA DE PORTFÓLIO – No sábado, 16/12, às 10h, no mesmo Armazém 14, os jurados voltam a se reunir para fazer a leitura de portfólio de algumas das obras do 52º SAC. A atividade é aberta ao público.
Os artistas do SAC que participam da leitura de portfólio são Jeff Barbato, com as obras Terra Rasgada, Ribeirão de Couros e Ribeirão dos Meninos; Felipe Campos Peres, com as obras Arranjo, Diamante e Lar.
PREMIADOS – Ganharam o Prêmio Aquisitivo Prefeitura de Piracicaba os seguintes artistas e suas respectivas obras: Julian Campos, com a obra Ponto I da série Avessos do Avesso; Dulce Martins, com a série Álbum de Família I e II; DMP, com a obra Min-Notauro n° 2.
Ganharam o Prêmio Aquisitivo Câmara: Wesler Machado Alma, com três obras da série Sem Título, Da Série Esquinas que me Dobram; Liliana Alves, com as obras Sem Título – Série Papelão # 62, Sem Título – Série Papelão # 65 e Sem Título – Série Papelão # 67; Paulo Ruiz, com a obra Pandemic.
HOMENAGEM – Este ano, o SAC fará homenagem a Ermelindo Nardin, o idealizador do salão, que morreu aos 83 anos no último dia 7/07. Ele ganha uma mostra paralela, também no Armazém 14, com sete obras de sua autoria, que faz parte do acervo da Pinacoteca Municipal.
Nardin foi cartunista, chargista, ilustrador, músico e professor, conhecido pela sua inteligência e irreverência. Por meio do SAC, foi responsável por destacar para o mundo importantes nomes da arte contemporânea brasileira.
SERVIÇO – 52º SAC (Salão de Arte Contemporânea). Inauguração amanhã, 15/12, às 20h, no Armazém 14 do Parque do Engenho Central. Avenida Maurice Allain, 454. Entrada gratuita. Visitação gratuita até 4/02/2024.