A exposição Cápsula do Tempo: Mistérios Revelados, montada desde novembro do ano passado no Museu Histórico e Pedagógico Prudente de Moraes, em parceria com a Escola Estadual Sud Mennucci e com a Câmara Municipal de Piracicaba, foi prorrogada – para visitação gratuita ao público – até 21/02. O museu é um órgão mantido pela Prefeitura de Piracicaba, por meio da Semac (Secretaria Municipal da Ação Cultural).
Depois de 100 anos o público pode conferir de perto parte do material da cápsula | Foto: Isabela Borghese
Desde sua inauguração no museu, no dia 15/11, feriado da Proclamação da República, a exposição já recebeu visita de 2.214 pessoas, segundo o historiador do espaço, Maurício Beraldo.
Depois de um século de espera, a abertura da cápsula do tempo da Escola Sud Mennucci aconteceu no dia 7/09 e, enfim, foram revelados ao público nesta mostra no Prudente de Moraes. O material estava acondicionado em uma caixa de cobre selada, concretada no hall principal da instituição de ensino no Bairro Alto.
Ao todo, foram encontrados em perfeito estado de conservação cerca de 629 itens individuais, que, reunidos, mostram um pouco da história de Piracicaba e do Brasil.
A exposição apresenta parte do material original da cápsula, como jornais, fotografias, objetos escolares, desenhos, materiais educativos, selos, cédulas, moedas, trabalhos escolares, cartas endereçadas a 2022, publicações, dentre outros materiais que objetivavam trazer às pessoas do ano de 2022 parte do pensamento da época e do momento que o país atravessava no primeiro centenário da Independência.
"Devido à grande procura por visitantes da cidade e de fora de Piracicaba e inúmeros agendamentos para visitação, decidimos prorrogar até dia 21/02, dando mais tempo para conhecer esse conteúdo centenário e que está despertando a curiosidade de todos", destaca Beraldo.
A cápsula foi uma iniciativa de Honorato Faustino, diretor da escola no ano de 1922, fechada no dia 15/11/1922 com a colaboração da comunidade escolar, alunos, professores e funcionários, que escolheram documentos e objetos referentes ao cotidiano escolar e à história de Piracicaba e do Brasil.
Exposição permance no museu até o dia 21 de fevereiro | Foto: Isabela Borghese
O restante estará disponível digitalmente, por meio do sistema ATOM, operado pelo corpo de funcionários do Setor de Gestão de Documentação e Arquivo da Câmara Municipal de Piracicaba: https://documentacao.camarapiracicaba.sp.gov.br/index.php/capsulado-tempo-sud-mennucco.
SERVIÇO – Exposição Cápsula do Tempo: Mistérios Revelados, visitação estendida até 21/02. No Museu Histórico e Pedagógico Prudente de Moraes, rua Santo Antônio, 641, Centro. Entrada gratuita. Horário de terça a sexta-feira, das 9h às 17h, sábados e feriados, das 10h às 14h. Informações: (19) 3422-3069. Acesso a pessoas com deficiência motora, dificuldades de locomoção e ostomizados.