Luciano Monferrari, autor das imagens e organizador da exposição
O Casarão do Turismo, na Rua do Porto, abre no próximo sábado (03) a exposição “Corujas do Brasil”. Organizada pelo fotógrafo amador Luciano Monferrari, a mostra reúne imagens de grande parte das espécies de corujas encontradas no Brasil. A iniciativa conta com o apoio da SemacTur (Secretaria Municipal da Ação Cultural e do Turismo). A mostra fica até o dia 01/07, e pode ser vista sempre aos sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h. A entrada é gratuita.
“A exposição reúne fotos de 21 das 23 espécies oficialmente identificadas no país pelo CBRO (Comitê Brasileiro de Registros Ornitológicos)”, explicou Monferrari. “Tenho uma paixão pela coruja há alguns anos. Na verdade é uma paixão por aves, como um todo. Mas as corujas são um caso à parte. A ideia é mostrar essas corujas, sua alimentação, seus filhotes e retratar isso de uma forma agradável de se ver”, completou Luciano, que dedica-se à fotografia de aves desde 2008.
Existem no mundo cerca de 250 espécies de corujas, sendo que 23 delas estão registradas no Brasil. As espécies coruja buraqueira e Suindara (ou coruja-de-celeiro, coruja-de-igreja) são as mais conhecidas pela população por sua presença ou proximidade aos centros urbanos. No caso da Suindara, conhecida pela grande face em formato de coração, um exemplar chegar a consumir cerca de 900 roedores por ano, praticamente três por dia. E ainda assim, não estão livres do preconceito e da desinformação. “Um dos objetivos dessa exposição também é o de acabar com certos misticismos que ainda existem em muitas pessoas, que chegam a matar corujas por considerá-las pássaros que atraem azar ou mal-agouro”, explicou Monferrari.
Apenas duas espécies registradas no Brasil não estão relacionadas na exposição: a Corujinha-de-Roraima (Megascops guatemalae), encontrada apenas no extremo norte do Estado de Roraima, na fronteira montanhosa com a Venezuela, e a Caburé-de-Pernambuco (Glaucidium mooreorum), registrada em apenas dois avistamentos por pesquisadores, realizados durante a década de 90 e início dos anos 2000 – a espécie é considerada extinta desde 2014 pelo ICMBIO (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade), ligado ao Ministério do Meio Ambiente.
Serviço
Exposição Corujas do Brasil
No Casarão do Turismo (avenida Alidor Pecorari, s/nº, no Calçadão da Rua do Porto
Visitas aos sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h.
Para visitas de grupos e escolas durante a semana: (19) 3403-2613
Entrada gratuita