Portal do Município de Piracicaba

Exposição Batom, Lápis & TPM, só com trabalhos de mulheres, será aberta amanhã, 14/03, no Engenho

Por Comunicação Social / Publicado em 13/03/2015
Tempo de leitura: 4 minutos.

Batom, Lápis & TPM, exposição criada para homenagear as mulheres e que chega a sua quinta edição, será aberta amanhã, 14/03, às 16h, no Armazém 14A do Engenho Central. A realização é da SEMAC (Secretaria Municipal da Ação Cultural), por meio do CEDHU (Centro Nacional de Documentação, Pesquisa e Divulgação do Humor Gráfico de Piracicaba). A visitação gratuita pode ser feita até 12 de abril, de terça a domingo, das 9h às 17h.

Para esta edição, o CEDHU recebeu 158 trabalhos, de 74 artistas de 17 países, entre eles Bulgária, Canadá, China, Espanha, Estônia, Índia, Irã, Itália, Rússia e Uruguai e Brasil. Destes, foram escolhidos aproximadamente 100 obras, entre cartuns, caricaturas, charges e tiras, que serão expostos. Quatro das mulheres que expõem vivem em Piracicaba: Maria Luziano, Janine Pestana,Evelin Debei e Estela Menegalli. A lista completa de selecionadas pode ser acessada pelo site da Semac (www.semac.piracicaba.sp.gov.br) ou na página do Facebook.

“Batom, Lápis & TPM nasceu para valorizar o papel da mulher no universo das artes gráficas e é, também, uma forma de homenagear a todas, artistas ou não, pelo seu dia internacional, comemorado em 8 de março. A cada ano podemos sentir uma receptividade maior por parte das participantes com o aumento das inscrições e dos países de origem. A mostra serve como um espaço para que as mulheres expressem, por meio dos traços, as injustiças que sofreram e ainda sofrem”, afirmou a secretária municipal da Ação Cultural, Rosângela Camolese.

De acordo com Eduardo Grosso, produtor gráfico do CEDHU, os temas tratados este ano passeiam pela imposição aos padrões da moda e da beleza feminina e também abordam as diferenças, os preconceitos de gênero, a relação com a tecnologia e até fazem uma reflexão sobre os horrores da guerra.

Durante a cerimônia, haverá show com a cantora Patrícia Aguiar, exposição paralela da revista As Periquitas e exibição do curta-metragem Guida, de Rosana Urbes.

No dia 21 deste mês, das 15h às 17h, Rosana Urbes estará em Piracicaba para o workshop Guida: O Processo de Realização de um Curta-metragem de Animação 2D. O evento está com inscrições abertas.

SERVIÇO – Exposição de humor gráfico Batom, Lápis & TPM. Abertura no dia 14/03, às 16h, no Armazém 14A, no Engenho Central, avenida Maurice Allain, 454 (em frente à ponte pênsil).Visitação gratuita até 12 de abril, de terça a domingo, das 9h às 17h.

Workshop Guida: O Processo de Realização de um Curta-metragem de Animação 2D. Dia 21/03, das 15h às 17h, no CEDHU (Centro Nacional de Documentação, Pesquisa e Divulgação do Humor Gráfico de Piracicaba), no Engenho Central. Inscrições gratuitas podem ser feitas pelo email contato@salaodehumor.piracicaba.sp.gov.br ou pelo telefone (19) 3403-2620.


Secretarias e Outros órgãos

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar navegando, você concorda com nossa política de privacidade.