Exposição Batom, Lápis & TPM será aberta nesta sexta, 18, no Engenho

Uma exposição só delas. Assim é a Batom, Lápis & TPM, que chega este ano a sua sexta edição. Criada para homenagear as mulheres, a mostra será aberta nesta sexta-feira, dia 18, às 19h30, no Museu do Açúcar, Armazém 5 do Engenho Central. A realização é da Prefeitura de Piracicaba, por meio da Semac (Secretaria Municipal da Ação Cultural) e do CEDHU (Centro Nacional de Documentação, Pesquisa e Divulgação do Humor Gráfico de Piracicaba). A visitação da mostra, que integra a programação do 43º Salão Internacional de Humor de Piracicaba, pode ser feita até 9 de abril, de terça a domingo, e feriados, das 9h às 17h.
Para esta edição, o CEDHU recebeu aproximadamente 100 trabalhos, de 48 artistas de 12 países: Alemanha, Argentina, Brasil, China, Espanha, Egito, Irã, Guatemala, Colômbia, Bélgica, Itália e Rússia. Destes, foram escolhidas 70 obras, entre cartuns, caricaturas, charges e tiras para serem expostos.
Sete das mulheres que expõem vivem em Piracicaba: Maria Luziano, Sônia Torrezan, Estela Menegalli, Evelin Debei, Gisele Defavari, Janine Pestana e Mariana Perecin. A lista completa de selecionadas pode ser acessada no site do Salão Internacional de Humor de Piracicaba (www.salaointernacionaldehumor.com.br) ou pelo Facebook do evento.
“Batom, Lápis & TPM transmite por meio de obras criativas e inteligentes inúmeras reflexões sobre o universo feminino. Essa mostra nasceu para valorizar o papel da mulher no segmento das artes gráficas, sendo também uma forma de homenagear a todas, artistas ou não, pelo seu dia internacional, comemorado em 8 de março”, pontuou a secretária municipal da Ação Cultural, Rosângela Camolese.
Para a ilustradora Maria Luziano, que participa desde a primeira edição da mostra, a Batom, Lápis & TPM representa um marco em sua carreira artística. “Essa exposição me encorajou a mostrar o meu trabalho. Ela é importante justamente nesse aspecto: encorajar e dar espaço às mulheres a mostrarem sua arte, sua crítica, sua sensibilidade. É um convite para sermos mais atuantes neste cenário de humor gráfico, e tem funcionado com êxito. Admiro muito e sou muito grata a essa iniciativa”, disse.
Este ano as participantes tiveram liberdade de escolha do tema para a elaboração de seus trabalhos. De acordo com o produtor gráfico do CEDHU, Eduardo Grosso, algumas obras retratam relacionamentos; a mulher no mercado de trabalho e suas multifunções (profissional, mãe, esposa, etc); tecnologia; mensagens poéticas; caricaturas de mulheres icônicas, como a pintora mexicana Frida Kahlo e a inesquecível atriz e modelo norte-americana Marilyn Monroe; entre outros.
PARALELAS – Também na sexta, 18, no mesmo horário, acontece a abertura da exposição paralela Amely, Uma Mulher de Verdade, da artista curitibana Pryscila Vieira, inspirada no cartoon homônimo que completou dez anos.
A principal personagem de humor da artista Pryscila refere-se a uma boneca inflável dotada de pensamentos e sentimentos como qualquer mulher de verdade. Ao ser encomendada por um comprador avesso aos relacionamentos com mulheres de corpo e alma, Amely ganha vida e torna-se uma mulher real, com vontade própria.
“Em 2015 tomei um susto. Percebi que dez anos se passaram após a criação de Amely, a primeira boneca inflável feminista do mundo. Ela, que foi desenhada despretensiosamente apenas para dar vazão aos meus sentimentos mais patetas, sobreviveu bravamente. Por isso, quis fazer algo para comemorar essa conquista e foi aí que surgiu a ideia de uma exposição que se parecesse com uma festa de aniversário e com uma retrospectiva”, destacou a artista.
Além da Amely, outra exposição paralela à Batom, Lápis & TPM já foi aberta ao público na semana passada, dia 9, no Terminal Rodoviário Intermunicipal de Piracicaba. Trata-se da Magola, 20 Anos Sem Meias Palavras, da cartunista colombiana Nani Mosquera, que segue com visitação gratuita até o dia 10 de abril.
SERVIÇO – Exposição Batom, Lápis & TPM. Abertura no dia 18/03, às 19h30, no Museu do Açúcar, Armazém 5 do Engenho Central, localizado na avenida Maurice Allain, 454 (em frente à Ponte Pênsil). Visitação gratuita até 9 de abril, de terça a domingo e feriados, das 9h às 17h. Amely, Uma Mulher de Verdade: abertura também no dia 18/03, às 19h30, no Museu do Açúcar, Armazém 5 do Engenho Central. Visitação gratuita até 9 de abril, de terça a domingo e feriados, das 9h às 17h. Mais informações pelo telefone (19) 3403-2620.
