Com curadoria de Luciano Monferrari e da equipe do espaço, a mostra segue até 03/07; a visitação é gratuita

O Museu Histórico e Pedagógico Prudente de Moraes, órgão mantido pela Semac (Secretaria Municipal da Ação Cultural), em parceria com a SAMPM (Sociedade dos Amigos do Museu Prudente de Moraes), recebe a exposição fotográfica Aves do Tanquã: uma Viagem ao Pantanal Paulista, de Luciano Monferrari. A mostra será aberta neste sábado, 4 de junho, às 14h, e segue até o dia 3 de julho. A visitação acontece de terça-feira a sexta-feira, das 9h às 17h; sábado, domingo e feriados, das 12h às 16h. A entrada é gratuita.

A exposição, composta por fotos de aves que vivem no Tanquã, tem como objetivo mostrar ao público visitante a diversidade avifauna e conscientizar a sociedade da importância de preservação dessa área. “O Tanquã, que fica às margens do Rio Piracicaba, é um dos principais locais do país para a observação de aves, e sua paisagem singular é denominada de Pantanal Piracicabano, por conta da existência de espécies de flora e fauna distintas, que incluem várias características do Pantanal mato-grossense”, disse Monferrari.

Vista geral do Tanquã

Durante a abertura, haverá uma apresentação da diversidade das aves do local e de como o trabalho de observação de pássaros pode auxiliar na preservação ambiental.

Nas épocas de baixa do Rio Piracicaba, o Tanquã é formado por pequenos lagos ricos em alimentos, que favorecem o aparecimento de aves migratórias de várias espécies. Das aves encontradas no local destacam-se: tuiuiú, colhereiro, cabeça-seca, marrecas como a asa-branca, marreca-cri-cri, marreca-caneleira, marreca-de-bico-roxo, o mergulhão-caçador, o pato-de-crista, e aves de rapina como o gavião-do-banhado, gavião caboclo, gavião-caramujeiro, águia-pescadora, várias espécies de maçaricos e de garças residentes no local, além de frango-d’água-azul.

SERVIÇO – Abertura da exposição Aves do Tanquã: uma Viagem ao Pantanal Paulista, de Luciano Monferrari. Dia 04/06, às 14h, no Museu Prudente de Moraes (Rua Santo Antonio, nº 641 – Centro). Visitação gratuita até 03/07. Mais informações: (19) 3422-3069