Paulo Estevam Camargo, diretor industrial da Molas Piracicaba, participou do programa em 2021
O Programa Paulista de Capacitação para Exportações, o Exporta SP, está com inscrições abertas para a seleção de 250 micro, pequenas e médias empresas, de todas as regiões do estado, interessadas em receber treinamento para acessar o mercado internacional. Os empresários têm até o dia 11/02 para fazer o cadastro pelo site da InvestSP no investe.sp.gov.br/exporte/exportasp/
O projeto da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE), gerido pela InvestSP, é o maior programa de capacitação para exportações já executado no Estado de São Paulo e tem o diferencial de incluir em seu escopo de atuação startups e empresas do setor de serviços. Ele visa descentralizar as ações de apoio à exportação e é realizado totalmente por meio de plataformas on-line.
José Luiz Guidotti Jr., titular da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo (Semdettur), ressaltou que o programa ExportaSP é uma oportunidade para as pequenas e médias empresas se qualificarem para exportação, ampliando possibilidades de novos mercados e com isso aumentarem o faturamento, com menos dependência das oscilações do mercado local.
Esta será a terceira turma do Exporta SP, que já formou 355 empresas nas duas edições anteriores. Muitas delas começaram a exportar já durante a capacitação. Cerca de 20% das empresas formadas no Exporta SP exportaram pelo menos uma vez depois da elaboração do planejamento para exportação, que é feita ao longo do treinamento.
EXPERIÊNCIA – Paulo Estevam Camargo, diretor industrial da empresa Molas Piracicaba, que atua na produção de molas espirais para autopeças, mineração e equipamentos agrícolas, participou do programa no primeiro semestre de 2021 e disse que a experiência foi válida para conhecer melhor o mercado internacional.
“Nós já trabalhávamos com exportações intermediadas por outras empresas desde o ano de 2007. Após os conhecimentos adquiridos no programa de capacitação estamos nos preparando para exportar diretamente para os distribuidores internacionais”, comemorou Paulo.
COMO FUNCIONA – A capacitação dura quatro meses e aborda os temas que mais desafiam os empresários no processo de internacionalização de seus produtos e serviços. Ao longo do treinamento, questões como inteligência comercial, formação de preços, adequação de produtos e serviços, planos de negócios, marketing e vendas são abordadas por especialistas da Fundação Instituto de Administração (FIA).
Um dos diferenciais fica por conta das mentorias, os momentos de atendimento individual nos quais a equipe da FIA e a empresa discutem a elaboração de um mapa da exportação, repassam as principais questões e debatem o conteúdo dentro do contexto da empresa. São feitas quatro mentorias no decorrer do curso, que podem ser agendadas para o dia e o horário mais convenientes para o empreendedor.
Para participar do Exporta SP, o interessado, depois de se cadastrar no site da InvestSP, passa por um processo de seleção. A ideia é avaliar o estágio no qual a empresa se encontra para acessar o mercado externo. Se for selecionada, ela receberá o contato de um tutor que irá prepará-la para cumprir todas as etapas do treinamento.