O Programa Paulista de Capacitação para Exportações, o Exporta SP, está com inscrições abertas para a seleção de 150 micro, pequenas e médias empresas, de todas as regiões do Estado, interessadas em receber treinamento para acessar o mercado internacional. Os empresários têm até o dia 12/07 para fazer o cadastro pelo site da InvestSP pelo link https://bit.ly/venhaexportar

O projeto da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE), gerido pela InvestSP, é o maior programa de capacitação para exportações já executado no Estado de São Paulo e tem o diferencial de incluir em seu escopo de atuação startups e empresas do setor de serviços. Ele visa descentralizar as ações de apoio à exportação e é realizado totalmente por meio de plataformas on-line.

José Luiz Guidotti Jr., titular da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo (Semdettur), ressaltou que o programa ExportaSP é uma oportunidade para que o micro, pequeno, médio empresário, produtor rural ou mesmo as startups se qualificarem para exportação, ampliando possibilidades de novos mercados e com isso aumentarem o faturamento, com menos dependência das oscilações do mercado local.

“Cerca de 20% das empresas formadas no Exporta SP exportaram pelo menos uma vez depois da elaboração do planejamento para exportação, que é feito ao longo do treinamento”, destacou Guidotti.

PARA PARTICIPAR – Para participar do Exporta SP, o interessado, depois de se cadastrar no site da InvestSP, passa por um processo de seleção. A ideia é avaliar o estágio no qual a empresa se encontra para acessar o mercado externo. Se for selecionada, ela receberá o contato de um tutor que irá prepará-la para cumprir todas as etapas do treinamento.