Portal do Município de Piracicaba

Experimentando Diferenças é destaque na 33ª Festa das Nações de Piracicaba

Por Comunicação Social / Publicado em 13/05/2016
Tempo de leitura: 5 minutos.

Até o próximo domingo (15) os visitantes da 33ª Festa das Nações podem participar do projeto Experimentando Diferenças, das Loterias Caixa. A ação é destaque no evento, pois proporciona a oportunidade de experimentar a prática de cinco modalidades de esportes adaptados, a participantes com ou sem deficiência.

Na noite desta quarta-feira (11) foi realizado a abertura do projeto, com a participação de aproximadamente 120 participantes, entre atletas, público em geral e autoridades, entre elas, o prefeito Gabriel Ferrato, presidente do Fundo Social de Solidariedade, primeira-dama Selma Ferrato e do secretário municipal de Esportes, João Francisco Rodrigues de Godoy, o Johnny, vereadores André Bandeira e Pedro Kawai, presidente da AAPP (Associação de Amigos e Atletas Paradesportistas de Piracicaba), Letícia Farias e convidados. O medalhista olímpico Robson Caetano esteve no evento e destacou a importância dos investimentos da Caixa no esporte brasileiro. “A Caixa reconhece o esporte como uma poderosíssima ferramenta de inclusão social, e o seu apoio às modalidades olímpicas e paraolímpicas tem proporcionado históricas oportunidades de superação aos nossos atletas”, considerou o ex-velocista que já foi considerado o "Número Um” do mundo.

O atleta paralímpico Odair dos Santos também participou do evento, bem como as equipes de basquete sobre rodas de Piracicaba, e outros atletas de diversas modalidades esportivas, além de entidades e associações ligadas ao esporte e à inclusão social. Para o prefeito de Piracicaba, Gabriel Ferrato, o projeto contribui para uma sociedade mais acessível. “A aceitação das pessoas com deficiência começa na forma como uma criança é recebida na escola e passa pelo desenvolvimento de programas como o projeto Clarear e o Paradesporto, ambos desenolvidos pela Selam”, considera o prefeito, que também já foi secretário municipal de educação.

Houve ainda a participação de integrantes da equipe de basquete sobre rodas da AAPP (Associação de Amigos e Atletas Paradesportistas de Piracicaba)/Selam, que fizeram uma apresentação da modalidade. Além disso, estiveram presentes os paratletas e professores do projeto Clarear, também desenvolvido pela Selam.

A superintendente regional da Caixa em Piracicaba, Cecília Helena Bomfim, destacou a finalidade social do projeto. “Nesta quinta e sexta-feira receberemos mais de 700 alunos de escolas públicas, privadas, e entidades assistenciais de Piracicaba, com acesso inteiramente gratuito ao projeto, o que demonstra o compromisso da Caixa com a melhoria da qualidade de vida de todos os cidadãos”, destacou a superintendente.

Projeto

Jogar uma partida de basquete sentado em uma cadeira de rodas, disputar uma partida de futebol com os olhos vendados, ou participar de uma corrida de cadeiras de rodas, são atividades praticadas pelos atletas paralímpicos que podem ser experimentadas pelo público no projeto “Experimentando Diferenças”. Em uma arena cenográfica de 180m², construída especialmente para o evento, crianças, adolescentes e adultos são incentivados, com o auxílio de monitores, a vivenciar na própria pele emoções semelhantes àquelas sentidas pelos atletas nos esportes paralímpicos. O intuito é formar um público espectador para a Paralímpiada 2016 no Brasil e mostrar que barreiras físicas não impõem limitações, mas produzem superações. A iniciativa tem a chancela do Comitê Paralímpico Brasileiro e o patrocínio exclusivo das Loterias Caixa.

O projeto tem entrada franca, e chegou a Piracicaba na quarta-feira (11) para uma curta temporada junto à 33ª Festa das Nações, evento tradicionalmente patrocinado pela Caixa, e promovido pelo Fundo Social de Solidariedade do município. Participam do evento mais de 7.000 voluntários de 20 entidades assistenciais que executam projetos com foco em crianças e jovens com deficiência, situação de vulnerabilidade, e outras questões relacionadas à inclusão social. No sábado e no domingo, das 10h ao meio-dia, o evento contará com a participação de paratletas, como Tito Sena e André Andrade. A 33ª Festa das Nações acontece no Engenho Central, à Rua Maurice Allain, s/n, em Piracicaba.

Com informações de Cristiane Bonin (assessoria de imprensa da Caixa)


Secretarias e Outros órgãos

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar navegando, você concorda com nossa política de privacidade.