Experiência exitosa no Gran Park inspira profissionais durante capacitação intersetorial
Com cartazes, bilhetes e ligações individuais, equipe garantiu adesão ao Bolsa Família
A capacitação técnica intersetorial sobre o Programa Bolsa Família realizada em uma ação integrada pelas Secretarias de Saúde, Educação e Desenvolvimento, Assistência Social e Família, com a participação de representantes do Estado nas áreas de saúde e educação, reuniu 302 profissionais no auditório do Pecege esta semana. Um dos destaques foi o trabalho realizado na unidade de saúde do bairro Gran Park.

Além de palestras e trocas de experiências que estimularam reflexões sobre oportunidades, potenciais e desafios, o evento destacou também experiências exitosas que garantiram resultados positivos. Atualmente há em Piracicaba 11.804 famílias atendidas pelo Bolsa Família. São 32.175 pessoas beneficiadas.
Um exemplo foi o trabalho realizado pela equipe das agentes comunitárias de saúde Janaine Porsebom e Daiane Rezende, da Unidade de Saúde da Família do Gran Park. No segundo semestre de 2024, a equipe conseguiu acompanhar mais de 90% dos 596 beneficiários do Bolsa Família.
Para chegar a este índice significativo, utilizaram estratégias como avisos com cartazes confeccionados pela própria equipe e colados nos prédios dos condomínios do território e também nas escolas. Outra ação foi o uso de bilhetes para avisar as famílias para comparecer à unidade para o acompanhamento de saúde necessário. Ainda sem conseguir o retorno esperado, usaram mensagens de WhatsApp e ligações telefônicas. Todo o esforço valeu a pena, segundo o relato das agentes comunitárias de saúde.
Como a unidade tem apenas 2 anos, essas ações possibilitaram o aumento do vínculo com as pessoas que moram no território. “Foi muito gratificante saber que nosso trabalho está obtendo resultados positivos. Toda equipe ficou muito feliz com o reconhecimento”, disse Janaine.
Além da equipe do Gran Park foram homenageadas as unidades de saúde Bosques I, Itapuã II, Gilda e São José.
“O atendimento às famílias inseridas no Bolsa Família não é única e exclusivamente do SUAS (Sistema Único da Assistência Social), mas resultado de várias ações realizadas de forma intersetorial. Muitas famílias atendidas pelo programa de transferência de renda conseguiram superar a extrema pobreza e mudar situações de ‘desproteção social’, disse Fernanda dos Santos Varandas, secretária municipal da Assistência, Desenvolvimento Social e Família de Piracicaba.

“A atuação conjunta entre as áreas da Assistência Social, Saúde e Educação é essencial para garantir a efetividade das ações e o fortalecimento do Programa Bolsa Família em nosso município”, afirma Márcia Cardoso, nutricionista e responsável pela Coordenadoria de Programas de Alimentação e Nutrição, departamento da Secretaria de Saúde de Piracicaba, uma das organizadoras eu evento.
