Com apoio da Secretaria Municipal de Turismo (Setur), tem início no sábado (10), a partir das 9h, sob as águas do Rio Piracicaba, a expedição comandada pelo navegador José Luis Guidotti. A largada será na plataforma de barcos da Rua do Porto, de onde os navegadores partirão para 14 dias de viagem até Foz do Iguaçu/Paraná, onde será concluída a primeira etapa do passeio.

Segundo o navegador José Luiz Guidotti, a viagem possui caráter ecológico e proporciona conhecimento aos tripulantes.“O passeio, além das belezas encontradas, servirá para estudos nas comparações das extensões dos rios, na análise das águas, acompanhamento da evolução turística e logística dos locais e possibilidades de navegações.Ele enfoca que uma embarcação de Rio Claro levará três ambientalistas e o biólogo Ricardo Zavarello, que fará os estudos nas vegetações e a análise da água.

Com saída de Piracicaba, o passeio percorrerá 1.600km em águas pluviais, -entrando no Rio Tietê pelas cidades de Barra Bonita, Pederneiras, Arealva, Iacanga, Sabino, Buritama, Araçatuba, Pereira Barreto, Ilha Solteira, saindo do Rio Tietê pelo canal de Pereira Barreto, adentrando o Rio Paraná até a cidade de Rubinéia. O percurso dará continuidade pelo canal de Pereira Barreto até o Rio Tietê na cidade de Itapura. Após segue até o Rio Paraná pela eclusa de Jupiá e passará pelas cidades de Panorama, Presidente Epitácio, Porto Rico, Porto Morumbi, Guaíra, Salto Guairá e Santa Helena,quando finalmente chegará ao Rio Paraguai concluíndo o trajeto na cidade de Foz do Iguaçu.

As expedições são favoráveis no verão devido ao clima quente, pois mesmo nessa época as embarcações enfrentam dificuldades com fortes ventos que provocam ondas muito altas, comum nas barragens. Nessa quinta edição da travessia haverá quatro embarcações com partida de Piracicaba que levará 14 tripulantes. Em Buritama, outra embarcação com quatro tripulantes se juntará ao comboio. Na cidade de Rubinéia, mais quatro grandes embarcações com cerca de 40 pessoas integrarão o grupo.

A viagem que leva 14 dias até Foz do Iguaçu será realizada durante o dia. As paradas noturnas acontecem em várias cidades. A expedição ficará hospedada em condomínios, marinas, e locais próprios para grandes embarcações.A segunda etapa da viagem está prevista para o próximo ano e seguirá de Foz do Iguaçu, no Paraná até Buenos Aires, na Argentina.

São colaboradores desta expedição a Secretaria Municipal de Turismo de Piracicaba, Agência Nacional de Águas (Ana), West Brasil, Sindicato do Comércio Varejista de Piracicaba, Grupo Bom Jesus, Restaurante Mirante e Supermercado Spironello.