Executivo vai implantar programa ‘Prefeitura Sem Papel’
A Prefeitura de Piracicaba publicou hoje, 04/11, no Diário Oficial do Município, o pregão eletrônico 505/2022, que trata da implantação do programa Prefeitura Sem Papel. A ação integra o plano Decola Pira, pacote que prevê a reestruturação das atividades da Administração com o intuito de melhorar a eficiência dos serviços prestados na abertura e acompanhamento de processos no Executivo e otimizar o tempo dos contribuintes. A data de apresentação de propostas do pregão está prevista para o dia 7/11.

Os munícipes poderão ser atendidos sem a necessidade de comparecer ao Centro Cívico
O pregão prevê a contratação de empresa especializada em Tecnologia da Informação (TI) para o fornecimento e a prestação de serviços técnicos, consultoria e apoio estratégico para a implementação de sistema de documentos e processos administrativos digitais, além da disponibilização de ferramentas eletrônicas que possam ser usadas pelos servidores municipais e os próprios cidadãos.
Independente dos processos digitais, a Prefeitura continuará mantendo todo o atendimento presencial no Térreo 2 do Centro Cívico.
O valor estimado da contratação é de R$ 7 milhões, com o prazo de vigência do contrato previsto para 24 meses, podendo ser prorrogado pelo mesmo prazo.
O secretário municipal de Finanças, Artur da Costa Santos, disse que por meio desta iniciativa a Administração segue um caminho natural rumo à modernização administrativa. “O programa já foi implantado com sucesso em vários municípios paulistas, chegando, inclusive, ao Governo e Judiciário estaduais”, destacou.
Ele ressaltou que a implantação vai permitir que o contribuinte tenha acesso de forma digital aos andamentos de processos com maior rapidez, sem a necessidade de deslocar-se até o prédio do Centro Cívico, como acontece hoje.
“Hoje os cidadãos estão permanentemente conectados, possuem mobilidade e tendem a se deslocar cada vez menos para encaminhar as suas demandas. Por isso a Prefeitura está realizando o investimento em soluções e tecnologias que promovam agilidade aos serviços prestados aos contribuintes e diminuição de custos operacionais, principalmente devido à redução de papel no âmbito administrativo”, justificou Santos.
IMPLANTAÇÃO – Segundo o pregão, a responsabilidade pela implantação do programa Prefeitura Sem Papel deverá ser de um único fornecedor que vai cuidar de forma global da execução do objeto pretendido e dos respectivos serviços de suporte, consultoria técnica e apoio estratégico.
