Portal do Município de Piracicaba

Executivo homenageia o cururueiro Moacir Siqueira

Por Comunicação Social / Publicado em 25/10/2019
Tempo de leitura: 2 minutos.

No domingo, 27/10, a Prefeitura faz uma grande homenagem a um dos principais expoentes do cururu piracicabano: Moacir Siqueira. Nesse dia, às 15h, acontecerá a denominação do Centro Comunitário do Jardim Primavera, que ganhará o nome do cururueiro, na rua Cecílio Elias, 7, por meio de propositura do Executivo. A cerimônia, que contará com a presença do prefeito Barjas Negri e show de cururu, é aberta à população.

Moacir Siqueira em cena do documentário Cururu Piracicabano, dirigido por André Boaretto, da Alma Filmes

Moacyr Bento de Lima, que adotou o nome artístico de Moacir Siqueira, nasceu em 31 de agosto de 1937. Era filho de Octavio Bento de Lima e de Francisca de Lima. Casou-se com Ophélia Ravelli de Lima, com quem teve os filhos Leila, Liliane, Licelma e Moacir.

Trabalhou como metalúrgico e tinha verdadeira paixão pelo cururu, manifestação cultural que ajudou a disseminar e que lhe conferiu fama. Participou de diversos programas de TV, entre eles, Som Brasil e Viola, Minha Viola e gravou CDs e DVDs. Dividiu o palco com grandes nomes do cururu, como Parafuso e Pedro Chiquito.

Vista interna do Centro Comunitário no Jardim Primvarera, que será denominado no domingo, 27/10

Em 1995, recebeu a Comenda na Câmara de Vereadores de São Paulo pelos relevantes serviços prestados à comunidade piracicabana. Também atuou como voluntário na Rádio Educativa FM 105.9, onde apresentava o programa Nossa Terra, Nossa Gente, aos domingos, das 6h às 7h.

Moacir Siqueira, que também foi vereador em Piracicaba, faleceu em 05 de maio de 2016, aos 78 anos.


Secretarias e Outros órgãos

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar navegando, você concorda com nossa política de privacidade.