Executivo do Arquivo Público do Estado participa do Workshop de Gestão Documental
Diretoras e secretárias da rede compareceram ao evento na Secretaria Municipal de Educação
Aconteceu na sexta-feira, 02/12, no anfiteatro da Secretaria Municipal de Educação, o IV Workshop de Gestão Documental, realizado pelo setor de Documentação e Registro da Pasta. O evento contou com a participação de Márcio Amêndola de Oliveira, executivo do Arquivo Público do Estado de São Paulo. Na parte da manhã, diretoras e secretárias das escolas de educação infantil participaram. Já no período da tarde, o evento contou com a presença de profissionais do ensino fundamental.
Na abertura do evento, a secretária de Educação, Angela Jorge Corrêa, ressaltou a importância de as escolas terem seus arquivos organizados. “É necessário que a rede de ensino tenha o histórico escolar da criança em dia, pois são informações públicas de grande importância. Os arquivos têm de ser tratados com profissionalismo”, disse ela.
Márcio Amêndola de Oliveira discorreu sobre a importância da Política de Gestão Documental nos municípios, fundamentos legais, conceitos básicos e os benefícios da organização. “Os documentos não podem ser descartados, é dever do estado preservá-los e todo município deve tê-los organizados. Em decorrência, traz benefícios tanto para o cidadão quanto para a cidade, na questão de cultura e história do município”, disse Oliveira.
Foto: Fernanda Schmidt

O historiador e especialista em gestão documental Fábio Bragança falou sa metodologia para a organização dos arquivos
O historiador e especialista em gestão documental Fábio Bragança, que atua como consultor técnico da SME, contou como funciona a metodologia para a organização dos arquivos. “Além da legislação em que temos que seguir, uso também as diretrizes do CONARQ (Conselho Nacional de Arquivos) como instrumentos para organizá-los”.
Bragança relatou ainda que a demanda para a organização de arquivos surgiu para atender uma emergência da secretaria, e que hoje, já abrangeu para outros setores e escolas da rede municipal. “Conseguimos fazer com que os setores trabalhassem com uma rotina organizada e servir subsídios para toda a rede, ajudando a estabelecer uma rotina de trabalho, economizando tempo e atendendo melhor a população”, completou ele.


Márcio Amêndola de Oliveira, executivo do Arquivo Público do Estado de São Paulo



Cristina Ferraz e Társio Graciano, do setor de Documentação e Registro, com a Secretária Angela Corrêa

