Evento sobre observação de aves inclui oficinas e trilhas

A Secretaria Municipal da Ação Cultural e Turismo (SemacTur) oferece à população piracicabana e demais interessados oficinas e trilhas de avistagem que fazem parte da programação do I Encontro de Cultura, Pesquisa e Turismo de Observação de Aves de Piracicaba. As atividades serão realizadas nos dias 14, 15, 21 e 22/10, no Engenho Central.
Durante as atividades, a população poderá prestigiar exposições fotográficas de diversas espécies de aves, encontradas às margens do rio Piracicaba, no bairro Tanquã, distrito de Tupi, entre outros locais. Os registros são de Luciano Monferrari, Fabrice Desmonts, Davi Negri e Helder Prado.
Nos dias 14 e 21/10, a partir das 15h, serão realizadas oficinas de observação de aves para iniciantes. As oficinas serão ministradas pelas graduandas em Ciências Biológicas e participantes do Núcleo de Pesquisas em Conservação e Ornitologia (Nupeco) da Esalq, Vosmarline Graziela Rocha Lima e Maristela Camolesi. Os assuntos apresentados durante as oficinas nortearão as trilhas de avistagem de aves, que acontecem nos dias 15 e 22/10, a partir das 7h30, no Engenho Central e Parque da Rua do Porto.
“As oficinas contribuem para o conhecimento das espécies, suas características, os sons que emitem, e também para saber como se comportar nas trilhas de avistagem”, explica a coordenadora do evento, Maria Cristina Arzolla.
Segundo o site WikiAves, existem 333 espécies de aves registradas em Piracicaba. Entre as espécies mais conhecidas estão a garça-branca, tiziu, quero-quero, coruja do mato, coruja buraqueira, andorinha morena, joão-bobo, pica-pau rei e muito mais.
Toda a programação do encontro visa difundir a cultura de observação de aves, conscientizar sobre a preservação das espécies e meio ambiente e possibilitar o desenvolvimento do ecoturismo local. Os interessados poderão fazer a inscrição pelo www.piracicaba.sp.gov.br ou no 3403-2634.
SERVIÇO – Oficina e trilha de observação de aves. Dia 14/10, às 15h, no Núcleo de Educação Ambiental (NEA) e 21/10, às 15h, no barracão 14, do Engenho Central. As trilhas acontecem nos dias 15 e 22/10, a partir das 7h30, no Engenho Central e Parque da Rua do Porto. Informações: 3403-2634.

