Objetivo foi mostrar a importância das abelhas, sensibilizando sobre a necessidade da preservação para manutenção do ecossistema A Prefeitura de Piracicaba, por meio da Secretaria de Defesa do Meio Ambiente (Sedema), realizou no sábado, 29/10, das 9h às 12h, a terceira edição da ação As Abelhas no Nosso Dia a Dia, no Horto de Tupi. Cerca de 200 pessoas passaram pelo espaço, participando das oficinas oferecidas durante o evento. O objetivo foi mostrar a importância das abelhas e das boas práticas de cultivo agrícola, sensibilizando sobre a necessidade da preservação das abelhas na manutenção do ecossistema. Pintura de rosto, desenho livre e pintura de desenho, trilhas e palestra foram algumas das atividades desenvolvidas.
“O evento foi um sucesso e superou as nossas expectativas de público. Isso é resultado do trabalho em conjunto com diversas instituições, principalmente com a GeoApis, proponente da atividade. Essas parcerias são fundamentais para a realização de atividades educativas no Horto”, falou Laís Ferraz de Camargo, educadora ambiental da Sedema. Evento teve oficinas e atividades para crianças, adolescentes e adultos
A gestora da GeoApis, Simone Dias Lantana, comentou que a ação viabiliza a compreensão da sustentabilidade. “É muito gratificante quando a gente trabalha com propósito e satisfação e vê isso refletido na presença do dobro de pessoas que estávamos aguardando. O tema abelhas é sensível e não é somente sobre meio ambiente. Quando falamos de abelhas, estamos tocando em um assunto transversal e que diz respeito a toda sociedade. Poder levar isso a todos os públicos, principalmente ao infantil, é fundamental para que cresçam com isso em mente e tenham um futuro mais sustentável”, disse.
“Foi uma manhã enriquecedora, uma possibilidade de vivenciar o espaço do Horto de forma interessante e criativa para adultos e crianças, porque contou com atividades desenvolvidas para cada público, além do contato com a natureza que proporciona mais saúde, qualidade de vida e conscientização ambiental”, acrescentou a psicóloga Natália Furlan.
O engenheiro Felipe Defavari participou do evento com as duas filhas e garante que a experiência valeu a pena. “A ação foi incrível. Vimos três colmeias de abelhas sem ferrão, participamos de uma trilha pelo horto, a qual nos proporcionou uma experiência magnífica, pois, além do contato com a mata, com os aromas da floresta e com os sons da fauna e flora, caminhamos sob as cores dos ODS (Objetivos do Desenvolvimento Sustentável) da agenda da ONU 2030. Finalizamos essa vivência com uma degustação inesquecível de méis de abelhas nativas, como uruçu e jupará. Impressionante como as texturas e sabores são expressivamente diferentes”, comentou. Ação contou com cerca de 200 participantes, de todas as faixas etárias
As Abelhas no Nosso Dia a Dia 3 integrou a programação do Vem Pro Horto, em parceria com o Instituto de Pesquisas Ambientais (IPA), a Fundação Florestal (FF) e o Laboratório de Educação e Política Ambiental (OCA/Esalq/USP). Esta edição conta ainda com o apoio da GeoApis (proponente e coordenadora do evento), da Usina Iracema, da Escola Estadual Pedro de Mello e da Associação de Moradores do Distrito de Tupi. Todos os eventos do Vem pro Horto também têm apoio da Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte (Semuttran), Guarda Civil e TUPi Transporte.