As baterias das escolas de samba de Piracicaba começaram a esquentar seus bumbos para o Carnaval 2011. E a Estrela de Prata, do bairro Mario Dedini, foi a primeira a reunir a documentação necessária junto à Receita Federal, Governo Estadual e Prefeitura Municipal para conquistar o atestado de utilidade pública, exigido pelo Tribunal de Contas da União para que seja liberada a subvenção oferecida pela Secretaria de Turismo (Setur).

A agremiação era pleiteante a chegar no desfile dos grupos até ano passado, quando precisou atravessar a avenida com recursos próprios e ser aprovada pelo corpo de jurados que avaliou o samba. Em 2011 está no Grupo 2 e já garantiu o recurso de R$ 21.102,85, mesmo montante disponibilizado para a escola Portela, que deverá apresentar o atestado de utilidade pública. “Como marinheiros de primeira viagem não foi fácil levantar toda documentação necessária. Com esse primeiro desafio superado, vamos nos concentrar em sair na avenida e agradar o público piracicabano, sempre em busca da vitória”, garantiu Dona Benê, presidente da Estrela de Prata.

A Setur está com a subvenção, devidamente aprovada pela Câmara de Vereadores, empenhada e disponível para as escolas desde novembro de 2010. Além da verba destinada às escolas do Grupo 2, as integrantes do Grupo 1, Caxangá e Ekyperalta, têm direito ao montante de R$ 25.321,83. Para isso, precisam entregar na secretaria os documentos exigidos pelo Tribunal de Contas. O secretário Omir Lourenço destacou os funcionários Iria, Roberto Crivilare, Maria do Carmo e Marlene para auxiliar e orientar as escolas. “Gostaria de agradecer a toda equipe da secretaria que muito ajudou, em especial o Roberto Crivilare, que colaborou não só para o carnaval, mas durante o ano inteiro”, disse Dona Bene.

Segundo sua presidente, a Estrela de Prata está com 20% dos preparativos prontos para o desfile. A escola tem como tema “Um mundo fantástico das águas” e passará pela av. Armando Salles de Oliveira com quatro carros alegóricos, seis alas e cerca de 370 integrantes. Os ensaios começarão no próximo dia 7, às 19h30, no Varejão Mario Dedini. Depois disso, todos os ensaios acontecerão no varejão, de 2ª, 3ª, 5ª e 6ª feira, sempre no mesmo horário e aberto ao público.

“Os presidentes e organizados estão de parabéns pelo trabalho feito até o momento. Ao mesmo tempo que estão buscando regularizar a situação de suas respectivas escolas, preparam um belo carnaval para Piracicaba em 2011, assim como as demais comunidades que estão se movimentando para talvez lançarem novas escolas pleiteantes ou blocos carnavalescos”, elogiou Omir Lourenço que também ressaltou todas as comunidades envolvidas. A Caxangá, da Pauliceia, é presidida por Daragone; Cássio é o presidente da Ekyperalta, do Cecap/ Eldorado; na Cidade Alta está a Portela, presidida por Adilson Batista. No Jardim Gilda/ Bosque dos Lenheiros a Pérola Negra, organizada por José Luis Teodoro, poderá ser uma das pleiteantes, assim como os Amigos da Rua do Porto, que tem Tidico (João Roberto Francisco) à frente.

Além do desfile das escolas de samba e blocos, a Setur, em conjunto com a Secretaria de Ação Cultural (Semac) planeja promover o carnaval com cinco dias, de 6ª à 3ª feira, com marchinhas e shows.