Aconteceu na tarde de hoje, terça-feira, 20/02, reunião na Prefeitura para debater sobre o novo Estatuto da Guarda Civil de Piracicaba, proposto por meio de análise técnica da Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas), contratada pela Prefeitura para implantação do Plano de Cargos e Salários para os servidores públicos e de outros setores. A reunião foi organizada pela Semad (Secretaria Municipal de Administração). A GCM vai avaliar as propostas para dar parecer à Pasta.
A novo Estatuto da Guarda Civil foi enviado à Câmara Municipal em setembro do ano passado e está tramitando pelas comissões permanentes antes de ir para votação. Na reunião de hoje, terça-feira, foram discutidos alguns pontos, entre eles a quantidade de vagas por classe dentro da estrutura hierárquica da corporação e os requisitos para progressão na carreira e referência remuneratória.
A Guarda Civil Municipal completa 121 anos em abril e os GCs esperam pela atualização do estatuto desde 2006, há 18 anos. Um grupo de trabalho foi formado pelo prefeito Luciano Almeida; o comandante da Guarda Civil Municipal, Sidney Miguel da Silva Nunes, e demais integrantes para revisar o estatuto em vigor e propor as adequações e atualizações.
Além de guardas-civis municipais, participaram da reunião hoje representantes da Fipe, que explicaram sobre as possibilidades de adequações no Estatuto; o titular da Semad, Luis Fernando Cassinelli, e a chefe de Gabinete, Juliana Baccarin, além dos vereadores Gustavo Pompeo, Acácio Godoy, Paulo Camolesi e Fabricio Polezi.