Arte sobre as eleições da Cipa, nas cores verde e detalhe amarelo.

Estão abertas as inscrições para os servidores municipais interessados em concorrer às eleições para integrar a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e Assédio (Cipa) da Prefeitura de Piracicaba. A eleição será eletrônica, pelo portal do servidor, de 19 a 29/12/2023, e as inscrições podem ser feitas de maneira online, também pelo portal do servidor, a partir de hoje, 1/12, e até 15/12. A apuração dos votos acontecerá no dia 02/01/2024. Nesta eleição serão escolhidos os representantes dos servidores que comporão a gestão para 2024/2025.

Podem concorrer às eleições o servidor municipal, independente de setores ou locais de trabalho, e ele deve comprovar vínculo empregatício com a Prefeitura. Funcionários que trabalham em cargos de comissão, terceirizados ou aposentados não podem concorrer ao pleito.

Serão escolhidos nesta eleição dez membros efetivos e oito suplentes. O quadro da Cipa ainda será composto por outros dez membros efetivos e oito suplentes designados pela Administração, totalizando, assim, 36 membros.

A Cipa é uma comissão constituída por representantes indicados pelo empregador e membros eleitos pelos trabalhadores, de forma paritária, em cada estabelecimento da empresa, que tem a finalidade de prevenir acidentes e doenças decorrentes do trabalho, de modo a tornar compatível permanentemente o trabalho com a preservação da vida e a promoção da saúde do trabalhador. O mandato tem duração de um ano e é permitida apenas uma recondução ou reeleição ao cargo.