As obras da 2ª etapa de ampliação e modernização da Estação de Tratamento de Água (ETA) Capim Fino estão aceleradas, o projeto contempla o crescimento do município, com a finalização das obras, a ETA passará a tratar 2.000 litros de água por segundo, atualmente são tratados 1.600 l/s proveniente do rio Corumbataí. A empresa vencedora da licitação é a Target Serviços Elétricos Especializados Ltda – EPP, pelo valor total de R$ 7.2 milhões.

Esta etapa compreende reforma, ampliação e modernização da estação, que deve operar nosso sistema denominado Alta Taxa, bem como, ampliar a capacidade de tratamento, para 2.000 l/s, suprindo a demanda de água do município de maneira eficiente, e dentro dos padrões de qualidades de água exigidos por lei. O empreendimento é composto de serviços de pavimentação, instalação de novas unidades de dosagens e armazenamento de produtos químicos e a construção de quatro novas unidades de filtração.

Para a realização do projeto, foi realizado financiamento por meio do PAC 2 (Programa de Aceleração do Crescimento) do Governo Federal.

Em paralelo, ocorre a finalização da 1ª etapa, que compreende a construção de quatro filtros, quatro floculadores, um decantador, reforma de 16 filtros existentes, reforma de 16 floculadores existentes, reforma de quatro decantadores existentes e interligações hidráulicas, esta foi viabilizada por meio do PAC II – OGU Orçamento Geral da União.

“A ampliação do tratamento teve início em 2012, ampliando a capacidade de tratamento, que antes era de 1,3 mil l/s. Estas ações fazem parte do Plano Diretor de Água e, são de extrema importância não só aumento na capacidade de tratamento, como também otimizar a operação do sistema, melhorando assim, as condições de tratamento, visando a economia de água, além de contribuir para a diminuição de perdas nas estações, bem como, atender a demanda por água tratada que só está aumentando nos últimos anos”, declarou José Rubens Françoso, presidente do Semae.

O Semae conta ainda com mais duas estações de tratamento de água e operação, as ETAs 1 e 2 Luiz de Queiroz, com capacidade de tratar 600 l/s, captados do rio Piracicaba.

ETA CAPIM FINO

A Estação de Tratamento de Água do Capim Fino é a principal estação que trata a água de Piracicaba, foi inaugurada em 1982. A água que é tratada, é retirada do Rio Corumbataí, que nasce em Analândia e distribuída para os mais de 90 reservatórios do Semae em Piracicaba.