Na imagem, pés calçados de meias sem par, pela campanha Lots of Socks
Participantes da campanha Lots of Socks

Mais de 100 pessoas participaram na manhã de hoje, quinta-feira, dia 21/03, na Estação da Paulista, do encontro em comemoração ao Dia Internacional da Síndrome de Down/T21. O evento contou com atividades e apresentações culturais, além de mobilizar os participantes com a iniciativa global Lots of Socks (que significa muitas meias), onde as pessoas usam meias que não sejam par uma da outra, como um gesto simbólico que abraça a diversidade.

Ana Paula e Manuela Lopes participam do encontro em comemoração do Dia Internacional da Síndrome de Down

Ana Paula Lopes, mãe de Manuela Lopes, 12 anos, atendida na Apae falou sobre a importância da data e da iniciativa. “Percebo que há muita interação entre todos os participantes e isso é o que nos faz pensar o quanto é positivo participarmos de um evento com este, que permite a socialização e, principalmente, a visibilidade e a desmistificação dos achismos em relação à síndrome de down”.

Jovens participam da oficina de karatê

Entre as atividades realizadas, houve apresentação de karatê, com o professor Moretti, do Espaço PIPA; apresentações culturais, com o Centro de Reabilitação de Piracicaba, ciranda de roda, com a oficineira de música, Josiane Peregrina, do Centro Dia Passo a Passo e oficina de arte e movimento com o instrutor de cursos livres, Anderson Daniel Rodrigues, com assistidos da Apae.

Eloá e a mãe, Cristiane Marques participam do evento

Cristiane Marques, mãe de Eloá Vitória Marques, 02 anos, contou que participou do evento para conhecer a mobilização. “Vim porque recebi um convite de uma amiga e achei ótimo. São importantes essas demonstrações, uma vez que, enquanto seres humanos, somos diferentes e essa diferença é o que nos faz capazes de compreender uns aos outros”, afirmou.

Crianças atendidas pelo Espaço PIPA fazem foto na moldura do evento

O evento foi realizado pelo Espaço PIPA, Centro de Reabilitação de Piracicaba, Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) e Passo a Passo, e reuniu profissionais da rede de atendimento, pessoas com deficiência, familiares e população em geral.

Oficina de arte e movimento com jovens da Apae

O Dia Internacional da Síndrome de Down T21 foi proposto no Brasil, e aprovado pela Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), em 2011, visando conscientizar a sociedade quanto aos direitos igualitários, inclusão e bem-estar da pessoa com T21 em todas as esferas sociais. As ações pontuais realizadas em todo país, contribuem para abrir espaço para mais oportunidades de desenvolvimento social das pessoas que possuem a condição genética e apresentam características físicas semelhantes.