Neste sábado, 19/10, a partir das 14h, a Estação da Paulista recebe o II Fórum da Região Metropolitana de Piracicaba de Capoeira no Combate ao Racismo. A realização é da Associação de Capoeira Quilombo do Corumbataí com apoio do Centro de Documentação Cultura e Política Negra (CDCPN), Conselho da Comunidade Negra de Piracicaba (Conepir), Coordenadoria Setorial de Promoção de Igualdade Racial e Étnica (CPIR) e Secretaria Municipal da Ação Cultural (Semac). Evento gratuito.
O fórum é um encontro cultural e educativo que reúne capoeiristas e demais pessoas da Região Metropolitana de Piracicaba para uma roda de conversas e debates, em prol da equidade racial e de gênero na sociedade. O evento trará líderes dos setores público, privado e acadêmico, que compartilharão suas experiências e insights sobre racismo, cultura, religião, educação, mulher negra e capoeira.
Luiz Azal, coordenador setorial de Promoção de Igualdade Racial e Étnica de Piracicaba, ressalta que uma das primeiras manifestações de resistência do movimento negro na história do Brasil foi a criação da capoeira. “Neste fórum, utilizamos a capoeira como ferramenta de diálogo e reflexão, visando provocar debates sobre maneiras de combater o racismo em todas as suas formas e expressões”, diz.
A programação conta com palestras sobre racismo, cultura, religião, mulher negra e educação; roda de conversa; apresentação de capoeira e roda de samba.
SERVIÇO – II Fórum da Região Metropolitana de Piracicaba de Capoeira no Combate ao Racismo. Dia 19/10, a partir das 14h. Na Estação da Paulista, localizada na rua Dr. Paulo de Moraes, 1.580, bairro Paulista. Entrada Gratuita.