A Prefeitura de Piracicaba, por meio da Setur, e em parceria com o Centro de Vigilância Sanitária (CVS)/Secretaria Municipal de Saúde e com a Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP), entregou hoje os certificados aos restaurantes que se inscreveram e foram contemplados com os selos de Segurança Alimentar (selo I) e de Atendimento e Serviços (selo II). Dos quinze estabelecimentos inscritos, treze foram contemplados com o selo de Segurança Alimentar. E dos treze estabelecimentos aprovados, os nove que também se inscreveram para pleitear o selo de Atendimento e Serviços, foram avaliados e aprovados.
Relação dos Estabelecimentos Contemplados com o Selo Turístico Gastronômico de Piracicaba, que tem validade de dezembro 2016 a dezembro 2018:
Selo I – Segurança Alimentar 1 – Big Jack 2 – Capitão Gancho 3 – Divino Fogão 4 – Germann 5 – Griletto 6 – Hermann's 7 – Montana Grill 8 – Montana / Santa Pizza / Sushi Bamboo 9 – Monte Sul JK 10 – Monte Sul Pizzaria 11 – Roda dos Ventos 12 – Sal e Grill 13 – Vecchio Cancian
Selo II – Atendimento e Serviços 1 – Big Jack 2 – Capitão Gancho 3 – Divino Fogão 4 – Germann 5 – Montana Grill 6 – Montana / Santa Pizza / Sushi Bamboo 7 – Roda dos Ventos 8 – Sal e Grill 9 – Vecchio Cancian
Segundo a secretária de Turismo, Rose Massarutto, “O Selo Turístico Gastronômico é um mecanismo de certificação que dá credibilidade a estabelecimentos comprometidos em oferecer bons serviços. Ele ainda orienta turistas e os próprios moradores sobre a qualidade dos produtos oferecidos. A participação no projeto foi facultativa e gratuita”.
Para o Prefeito Gabriel Ferrato, este é um importante programa desenvolvido pela Setur, que complementa o trabalho que vem sendo realizado na área de Turismo em Piracicaba. "Nestes últimos quatro anos requalificamos a cidade para os piracicabanos e turistas, e não adianta requalificar os espaços, se os estabelecimentos gastronômicos não tiverem qualidade e bom atendimento. Gastronomia é também uma forma de lazer, e com este programa do Selo Turístico Gastronômico, buscamos ressaltar o trabalho dos estabelecimentos que oferecem serviços de qualidade na cidade, além de incentivar a qualificação profissional e a melhoria nos serviços de restaurantes".
Cada categoria do selo tem validade de 02 (dois) anos, sendo que o estabelecimento poderá, dentro deste período de validade, solicitar a renovação do selo já obtido e/ou avançar nas demais categorias. A obtenção de nova categoria implicará na revalidação do selo e em nova impressão do mesmo.
É importante ressaltar que os restaurantes que receberam o selo, e deixarem de cumprir os critérios avaliados para obtenção dos mesmos, poderão perdê-los, já que as práticas precisam ser constantemente seguidas e administradas pelos estabelecimentos gastronômicos. Os clientes também poderão realizar denúncias por meio do site da Setur, caso verifique que alguma prática não esteja em conformidade com o projeto do Selo Turístico Gastronômico.
Inscrições e avaliação
A primeira etapa do processo para a concessão do selo de Segurança Alimentar, teve início logo após o encerramento do período de inscrição, com a realização de uma análise documental dos estabelecimentos inscritos. Em seguida, a vigilância sanitária realizou uma visita técnica a todos os inscritos, para avaliar se os estabelecimentos estavam dentro dos padrões e normas estabelecidos pela CVS nº 5/2013 da Agência Nacional de Vigilância Sanitária – ANVISA. E na etapa final, a comissão de avaliação de concessão dos selos, que foi nomeada por meio de decreto municipal, realizou uma reunião de avaliação dos processos.
Após a comissão avaliar e aprovar os restaurantes na categoria do selo de Segurança Alimentar, também avaliou os processos dos estabelecimentos que se inscreveram para pleitear o selo de Atendimento e Serviços. Os selos foram concedidos aos estabelecimentos que preencheram pelo menos 85% dos critérios, e que estavam dentro dos padrões, estando aptos para recebimento dos selos.
Os estabelecimentos que solicitaram o selo e não se enquadraram nos padrões e requisitos necessários para recebimento do selo, irão receber um parecer da Setur sobre o que é necessário para que se adequem aos padrões e se inscrevam novamente para pleitear o selo no próximo ano.
Sobre o programa
O programa do Selo Turístico Gastronômico foi criado com objetivo de incentivar a qualificação profissional e a melhoria nos serviços de restaurantes e bares que fazem parte do circuito turístico da cidade de Piracicaba. O projeto foi idealizado pela Prefeitura de Piracicaba, por meio da Setur, em parceria com o Centro de Vigilância Sanitária (CVS)/Secretaria Municipal de Saúde e a Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP), e com apoio da Secretaria de Trabalho e Renda – Semtre, Sebrae, Acipi e Aplafar.
O Selo Turístico Gastronômico é uma certificação de qualidade que é concedida aos estabelecimentos que se enquadram nos padrões de qualidade e de segurança alimentar regulamentados pela Vigilância Sanitária, auxiliando turistas e moradores a identificarem os estabelecimentos gastronômicos que garantem a qualidade dos produtos e serviços oferecidos. Também é um elemento de reconhecimento àqueles que investem em gestão e qualidade no funcionamento de seus estabelecimentos, incentivando constantes melhorias e a competitividade saudável neste mercado.
O projeto prevê o lançamento de cinco categorias de selos, sendo elas: Segurança Alimentar (selo I), Atendimento e Serviços (selo II), Infraestrutura – edificações e instalações (selo III), Alta Gastronomia (selo IV) e Sustentabilidade (selo V).
Nesta primeira etapa do programa Selo Turístico Gastronômico, lançada em 2016, os estabelecimentos licenciados junto ao Município de Piracicaba, que tem atividades enquadradas em “bares e restaurantes”, e atuação no desenvolvimento do turismo gastronômico da cidade, puderam solicitar o “Selo I – Segurança Alimentar” e o “Selo II – Atendimento e Serviços”.
O processo de inscrição para a solicitação dos selos é anual, no período de 02 (dois) meses de cada ano, que serão estipulados pela Secretaria Municipal de Turismo. Os estabelecimentos interessados em receber os selos poderão solicitar seu enquadramento em cada uma das categorias, observando a ordem estabelecida pelo projeto e o período de inscrições. É possível consultar os critérios para participação do programa do Selo Turístico Gastronômico na cartilha, que está disponível no site da Secretaria de Turismo – www.setur.piracicaba.sp.gov.br.