A Câmara de Vereadores de Piracicaba, conforme iniciativa do vereador João Manoel dos Santos (PTB), no projeto de decreto legislativo 21/2004, de sua autoria promoveu reunião solene em comemoração ao Prêmio Rocha Netto de Esporte 2016, em parceria com a Prefeitura do Município de Piracicaba, por meio da Selam (Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Atividades Motoras de Piracicaba), Planathlon Club de Piracicaba e Acesep (Associação dos Clubes Sociais e Esportivos de Piracicaba e Região), onde foram contemplados os esportistas, José Antonio Teixeira Leite (Preté) e Mindaugas Petras Grokala Gorauskas. O evento ocorreu nesta sexta-feira (24), nas dependências do salão nobre da Câmara Prof. Helly de Campos Melges.

Na formação da mesa de honra, o autor da solenidade, vereador João Manoel dos Santos; o secretário municipal de Esportes, João Francisco Rodrigues de Godoy, o Johnny; a presidente do Panathlon Clube de Piracicaba, Berna Camargo; o vice-presidente da Acesep, Luiz André Filho; o vice-presidente do Instituto Formar, ex-vereador Rubens Leite do Canto Braga; o diretor do Sindicato dos Advogados, Valter Jorge Geraldi, que na oportunidade fez a leitura bíblica e o vereador Pedro Cruz (PSDB).

A presidente do Panathlon Clube, Berna Camargo abriu o ciclo de discursos da noite para enaltecer a realização da solenidade, em destaque aos dois contemplados da noite, em discurso familiar, para acentuar que o esporte como nenhum outro faz com que todos vivam em harmonia, em competição leal, sendo exemplar, principalmente em função do momento em que passa o país. Também comentou sobre os três lemas dos esportistas, com destaque à determinação, disciplina para se conseguir a superação e metas estabelecidas.

O secretário de Esportes, Johnny Godoy, que representou o prefeito municipal, Gabriel Ferrato, ressaltou a importância da solenidade e ressaltou a importância de se perpetuar a memória das pessoas em premiação que reconhece o esforço dos esportistas. Ele falou ainda sobre o papel da Câmara, em parceria com o esporte piracicabano, na aprovação do orçamento municipal e nas realizações de eventos que evidenciam a primazia dos esportistas, em reconhecimento aos jovens e idosos, em comemorações rotineiras que marcam a pujância de nossos atletas. "A gente está sempre respirando esporte na cidade", disse.

O autor da reunião solene, João Manoel dos Santos saudou a formação da mesa de honra, além de considerar a importância da primeira mulher a comandar o Panathlon Clube de Piracicaba, bem como acentuou a trajetória do professor Rubens do Canto Braga, na criação da Guarda Mirim, que hoje é denominada de Instituto Formar. E, enfatizou a participação de Marlene de Lima, na defesa dos jogos comunitários. Além de evidenciar o legado dos contemplados da noite.

Na sequencia da solenidade foi apresentado um vídeo sobre os contemplados da noite, iniciando por Mindaugas Petras Grokala Gorauskas, na categoria de esporte coletivo, que recebeu a homenagem ao lado de sua esposa Ana Maria Bueno da Cunha, além das netas Laura e Sofia, que também prestaram homenagens.

Para fazer uso da palavra, o filho de Mindaugas, Douglas fez a leitura de agradecimento a todos que participaram das homenagens. Na sequencia, o vídeo em destaque focou o legado de José Antonio Leite "Preté", categoria esporte individual, que recebeu a homenagem acompanhado pela professora Marlene de Lima, coordenadora da seleção piracicabana da terceira idade.

No uso da palavra, Preté agradeceu a Deus em primeiro lugar pela vida, bem como acentuou as considerações da Câmara, na pessoa do vereador João Manoel. Fez uma retrospectiva, desde os anos 80 para registrar a sua inserção no campo esportivo, com destaque de mérito à disciplina e determinação, o que completou mais de 800 participações, somando mais de 10 mil quilômetros de corrida, na alimentação propícia, com treinamento com pessoas que tem conhecimento. Além de destacar as 64 maratonas que disputou. Também agradeceu o apoio recebido da Selam.

Homenageados

José Antonio Teixeira Leite (Preté) – tomou gosto por corrida nos anos 80, quando via amigos treinando para participar da primeira corrida com o nome de Corrida Pedestre Corta Mato, realizada em Piracicaba, onde participa das corridas até os dias de hoje.

Atualmente participa dos Jogos Regionais do Idoso, representando nossa cidade, na categoria B (65 a 70 anos) na prova de 1.500 metros. Detentor de um currículo ímpar no pedestrianismo, nas categorias Corrida 10 Km, Meia Maratona 21 Km, Maratona 42 Km, Ultramaratona, São Silvestre e Corridas Diversas. Últimas corridas realizadas neste ano: 10 de abril – 4ª Maratona de Revezamento JP, 42 Km/solo; 24 de abril – 22ª Maratona Internacional de São Paulo, 42 Km; 30 de abril – Piracicaba – Desafio 12 horas, 54 Km; 11 de junho – Corrida São Pedro/Brotas, 62 Km.

Mindaugas Petras Grokala Gorauskas – nascido em 20 de janeiro de 1942, em Kaunas, Lituânia, tornou-se cidadão brasileiro naturalizado. No Brasil, tornou-se professor de educação física por formação, técnico de basquete, constituiu família, sendo casado e, pai de quatro filhos. Como atleta, percorreu uma carreira brilhante, deixando sua marca pelos clubes que defendeu, levando sempre o nome de nossa Piracicaba. Iniciou sua carreira defendendo a Associação Desportiva Florestal – Atual Esperia, de 1957 a 1961; Esporte Clube Sírio, de 1962 a 1964; XV de Novembro de Piracicaba, de 1965 a 1968; Seleção Brasileira de Basquete, de 1967 a 1968; Luso Brasileiro, de Bauru, de 1969 a 1971; Sociedade Esportiva Palmeiras, de 1971 a 1973 e Esporte Clube Pinheiros, de 1974 a 1976.

Dentre suas principais conquistas: Pelo Esperia: Vice Campeão Infantil – 1957, Campeão Juvenil – 1959. Pelo Sírio: Torneio Luciano Marrano – 1963/64, Campeão Grande São Paulo, 1963; Campeão torneio Quadrangular Paraguai, 1963; campeão torneio Internacional Argentina.

Pelo XV de Novembro de Piracicaba foi vice-campeão estadual, 1966, ano em que também conquistou o campeonato dos Jogos Abertos. Na seleção brasileira, foi campeão Sul Americano, 1968; na Sociedade Esportiva Palmeiras foi campeão paulista, 1972, ano em que também foi campeão estadual e vice-campeão do torneio Espanha.

No Esporte Clube Pinheiros foi vice-campeão Quadrangular – Montevideo e Uruguai, 1975. Mindaugas retornou às atividades na categoria de Master de Basquete, com várias conquistas de campeão paulista e brasileiro nas categorias 50, 55 e 60 anos, no período de 1963 a 2006. Também conquistou os títulos de vice-campeão mundial nas categorias 55+, na Finlândia, em 1997 e campeão Pan Americano, categoria 60+, no Chile, em 2002.

* Com informações da Câmara de Vereadores (Texto: Martim Vieira – MTB 21.939 e foto Fabrice Desmonts)