Acontece na quinta-feira, às 17h30, na Associação dos Funcionários Públicos Municipais de Piracicaba, o lançamento de mais um núcleo do Programa Esporte Social, da Secretaria de Estado da Juventude, Esporte e Lazer (Sejel). Para a solenidade, que oficializa a parceria entre Governo do Estado e Prefeitura do Município de Piracicaba, o titular da Sejel, Lars Grael estará presente.
Este núcleo irá beneficiar 100 crianças e adolescentes, na faixa etária de sete a 17 anos, durante um ano, através da prática de três modalidades esportivas e uma atividade transversal, que pode estar relacionada à dança, lutas, meio ambiente, entre outros. O projeto prevê também palestras, entre outras atividades sócio-educativas específicas para esta clientela.
Em Piracicaba, as crianças terão aula de natação, ginástica rítmica e vôlei. Além de Piracicaba, Grael lança amanhã outros dois núcleos em Hortolândia e Sumaré.
Segundo informações do site da Secretaria da Juventude, Esporte e Lazer, o programa Esporte Social foi criado com o objetivo de democratizar o acesso à prática esportiva e de lazer. O mesmo é voltado ao atendimento de crianças e adolescentes com faixa etária de sete a 17 anos, pessoas com deficiência e idosos que estejam em situação de risco. Conforme o convênio, a Prefeitura deverá implantar e manter núcleos de esporte e lazer, com caráter formativo-educacional, a fim de proporcionar oportunidade de práticas esportivas e de lazer com vistas à promoção de inclusão social; de saúde; a preservação de valores morais e o civismo; a valorização das raízes e heranças culturais; a conscientização de princípios sócio-educativos (co-educação, cooperação, emancipação, totalidade, participação, regionalismo); a aquisição de valores de direitos e deveres; a solidariedade; o aprimoramento do desenvolvimento psicomotor; e melhora do condicionamento físico., beneficiando 100 crianças de sete a 18 anos.
Para o secretário de Esportes, Lazer e Atividades Motoras, Pedro de Mello, convênios desta natureza são muito importantes porque pelo esporte há a possibilidade de um futuro melhor para as crianças, com mais oportunidades. “Com mais este convênio, reafirmamos o compromisso de proporcionar atividades esportivas como forma de inclusão social”.