Atendendo as necessidades que o atual momento exige por conta da pandemia do coronavírus (Covid-19), a Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Atividades Motoras (Selam), por meio do setor de Esportes de Formação – PDB (Projeto Desporto de Base), vem desenvolvendo atividades remotas (home office) desde a última segunda-feira (23/03). O projeto é voltado para crianças e adolescentes na faixa etária dos 7 aos 17 anos.
“Essas intervenções consistem em proporcionar aos alunos do PDB diferentes atividades esportivas e físicas que podem ser realizadas sem que o aluno saia de casa, conforme determinação dos órgãos de saúde”, explicou Ronaldo Lucentini, coordenador do PDB.
Segundo ele, os profissionais de educação física da Selam criaram grupos pelas redes sociais e e-mail. “Diariamente eles elaboram várias séries de exercícios e enviam para que as atividades possam ser realizadas. Após a finalização, os alunos enviam um feedback comentando sobre a execução e o desempenho nos exercícios. Desta forma, o professor interage em tempo integral com os integrantes de cada grupo”, ressaltou Lucentini.
"A experiência até o momento tem sido gratificante e positiva, pois mesmo com a situação que estamos vivendo, os alunos demonstram interesse e interagem com cada atividade proposta. Esperamos continuar com essa abrangência e motivação de sempre", disse o coordenador.
De acordo com ele, as atividades estão beneficiando atualmente cerca de 1 mil alunos e a intenção é atingir o maior número de crianças, adolescentes e jovens na faixa etária dos 7 aos 17 anos.
Os interessados em participar dos grupos podem entrar em contato com o setor, por meio do telefone 3422-4165.
Desde o início da pandemia, a Prefeitura de Piracicaba tem priorizado a saúde e o bem-estar dos seus municípes, incluindo atletas, técnicos, dirigentes e colaboradores. Desde o dia 23 de março de 2020 todas as modalidades, programas esportivos e atividades esportivas, campeonatos e eventos estão suspensos até a autorização pelos órgãos de saúde competentes.
Professor e aluna do PDB durante atividade home office