Espetáculos celebram 10 anos da Cia. Estável de Dança de Piracicaba

Dez anos de sucesso com a formação de bailarinos. Este é o resumo da trajetória de trabalho, da Companhia Estável de Dança de Piracicaba que celebra uma década de existência, com a realização de espetáculos nos dias 18, 19 e 20 de outubro, no Teatro Municipal Dr. Losso Netto. As apresentações contemplam estréias com bailarinos convidados de cias. internacionais, a participação do corpo de baile permanente da Cedan e de escolas da cidade. Os espetáculos acontecem às 20h, com entrada gratuita.
Mais de 200 bailarinos estão envolvidos com a programação que permitirá ao espectador, assistir à espetáculos diferenciados, cheios de qualidade e criatividade em suas coreografias.
A maitre de ballet clássico e diretora artística da Cedan, Camilla Pupa, fala com emoção sobre a finalidade da Cia. e os vários nomes que passaram por ela e fizeram ascenção em outros países. “Uma companhia pública é como um divisor de águas na vida dos bailarinos. Nela, eles se qualificam e partem para as audições em cias. do Brasil e exterior. Um exemplo disso são os grandes nomes que passaram pela Cedan, como Monique Cristina de Souza e Ivan Domiciano, atualmente em Joanesburgo; Ana Cláudia e Alan Marques, Argentina e Uruguai, respectivamente; Nina Queiroz, em Northern Ballet Inglaterra; Pedro Henrique Pupa (in memoria), que integrava a Sarasota Ballet, na Flórida e muitos outros”, contou.

Para a secretária da Ação Cultural e Turismo, Rosângela Camolese, é um orgulho falar sobre as possibilidades que a cultura oferece aos jovens que buscam a qualificação na dança.
Nos dias 18 e 19, o espetáculo Cedan 10 Anos, contará com diferentes estilos e formas de dança – do ballet clássico ao contemporâneo, do jazz ao hip hop e danças populares. As apresentações serão realizadas pelo Clube de Campo, Ballet Jussara Sansígolo, Studio 415, Clube Cristovão Colombo, Centro de Danças Carmem Camargo, Casa do Hip Hop, Grupo Maculearte, Centro Internacional de Danças Letícia Landhall, Grupo Kimie Buyo, Palacete da Dança e Música, Alumbre Escola Flamenca, Fe Rossi Dança, Movimentação Cultural, Rogéria Zago, RF Dança Urbana e a Casa do Hip Hop.

Ana Cláudia Maganin, do Ballet Nacional da Argentina
Para fechar a programação com chave de ouro, no dia 20, acontecerá a Grande Gala de Dança e a estréia do Balé Les Shyphides, com os bailarinos solistas Alan Marques, do Ballet Nacional Sodrè – Uruguai e Ana Cláudia Maganin, do Ballet Nacional da Argentina – ex aluna da Corpos Ballet e Oficina da Dança de Piracicaba.

Alan Marques, do Ballet Nacional Sodre
O palco do Teatro Municipal será abrilhantado ainda, com o solo Metamorfose, do coreógrafo César Albuquerque, com a bailarina da Cedan, Talita Dela Ponta, ganhadora do 21º Seminário Internacional de Brasília que dá acesso a uma bolsa de estudos na França, no European Dance Center Gubé. Também será apresentada a coreografia O Silêncio, da italiana Irma Cardamo e a participação especial, da Companhia Ballet de Cegos, de Fernanda Bianchini.
A noite contará com a presença do padrinho da Cedan, Helio Bejani, coreógrafo da Comissão de Frente da Escola de Samba Acadêmicos do Salgueiro, uma das mais tradicionais do Rio de Janeiro e a entrega de homenagens a todos os diretores das escolas parceiras, a secretária da Ação Cultural e Turismo, Rosângela Camolese, o prefeito Barjas Negri e para os vereadores André Bandeira e Pedro Kawai.
Durante este ano, várias ações foram realizadas para comemorar o aniversário da Cia. Além dos espetáculos ConVida, o mês de outubro reuniu bailarinos da cidade, nas oficinas de ballet clássico, contemporâneo e de danças populares.
A Cedan, vinculada à Secretaria Municipal da Ação Cultural e Turismo, propicia a formação teórica e prática de bailarinos, selecionados por meio de audições públicas.

Exposição – 10 Anos Cedan
Exposição
Como parte da programação do evento, o hall do Teatro Municipal Dr. Losso Netto receberá até o dia 31 de outubro, a exposição “10 Anos de Cedan”, da fotógrafa Nanah D'Luize. O público poderá prestigiar a partir de amanhã, 18, a mostra com mais de 300 imagens dos bastidores, atividades, oficinas, aulas e apresentações, retratadas ao longo dos anos.
Serviço – 10 Anos de Cedan. Espetáculos nos dias 18, 19 e 20 de outubro, no Teatro Municipal Dr. Losso Netto. Horário: 20h. Entrada franca. Informações: (19) 3433-4952.
