O espetáculo “Vira Lata do Lixo”, contemplado pelo ProAC de Apoio a Projetos de Difusão e Circulação de Espetáculo de Dança 2011 e escolhido como único espetáculo de dança selecionado para o Festival Internacional Espírito Paris 2012 (França), será apresentado no dia 14 de julho, sábado, às 20h no Teatro Municipal Erotídes de Campos, no Engenho Central. Além do espetáculo, a Cia Ló Guimarães também oferecerá um workshop de dança contemporânea gratuito, no mesmo local e data, das 10h às 12h30.
Este espetáculo que envolve dança contemporânea, aéreos circenses, crítica social e ecologia conquistou largo público por onde passou em 2009, 2010 e 2011. Foi contemplado pelo ProAC (Programa de Ação Cultural) do Governo do Estado de São Paulo – para sua concepção e montagem – e pelo FICC (Fundo de Investimentos Culturais de Campinas), em 2009, volta com nova temporada de apresentações em 2012 através do prêmio-edital ProAC Circulação 2011.
Após belíssima participação na Mostra “O Lixo”, em Assis, sua próxima parada será no Teatro Municipal "Erotídes de Campos" (Teatro do Engenho Central), e dessa vez oferecendo um workshop de dança contemporânea. Ainda em 2012 o espetáculo percorrerá o estado através do edital “Projetos Locais”, em várias unidades do SESI SP e através do Projeto “Cultura é Currículo”, uma parceria entre o SESC SP e a Fundação para o Desenvolvimento da Educação (FDE), com apresentações dedicadas a jovens e crianças de várias escolas públicas.
Concebido e interpretado por Ló Guimarães, o espatáculo narra, através do corpo em movimento, a história de uma moradora de rua que consegue vencer a angústia proporcionada pela miséria ao inventar para si uma nova realidade.
A personagem “Vira Lata” ao ser descartada por sua sociedade, foi jogada no lixo. Superando essa condição, traça um percurso que vai da solidão, ao esplendor de todo seu potencial de construção e de descoberta de “novos caminhos”; de sua humanidade e de seus sonhos; da transformação e transcendência de sua condição real – através de seu vôo na imaginação – num momento de êxtase e plenitude. Neste momento etéreo o público também “é convidado a voar” com esta personagem.
Ao ganhar vida, a trajetória do corpo e da voz desta Vira Lata revela seus sonhos mais íntimos, ao reconhecer – se como ser humano – único e livre -, potencializando sua capacidade do belo e do sublime e possibilitando ao espectador identificar-se com sua própria expressão; Despertando, também nele, seus desejos. Cômico, sem deixar de ser profundo e reflexivo, o espetáculo contém uma mensagem universal: a da superação e transcendência frente às adversidades.
FICHA TÉCNICA
Direção Artística: Marília Ennes
Consultoria Artística: Verônica Fabrini
Concepção/Coreografia/Interpretação: Ló Guimarães
Operador de Elementos Aéreos / Contra-regra: Renan Vilela
Cenografia/Figurino: Juliana Pfeifer
Adereços de Cena: Deo Pitti
Designer de Luz: Felipe Chepkassoff
Operação de Luz: Erico Damineli
Efeitos Especiais com luz: LedsLife
Operação de Som: Katharine Diniz
Produção Executiva e local: Katharine Diniz
Assessoria de Imprensa: Katharine Diniz