A SEMAC (Secretaria Municipal da Ação Cultural), poe meio do Teatro Municipal Erotídes de Campos, apresenta na próxima quarta-feira, 11, o espetáculo “O Ferreiro e a Morte”, com a Ceta (Companhia Estável de Teatro Amador de Piracicaba. A entrada é gratuita.
Com direção de João Scarpa e Ricardo Araújo, a fábula “O Ferreiro e a Morte” conta a história do ferreiro Miséria, que após a visita de Nosso Senhor e São Pedro é agraciado com três desejos. Ele pede invencibilidade no jogo, a concessão de uma hora a mais de vida quando a Morte vier lhe buscar e que, quem subir no seu banquinho, fique preso. Por meio do último desejo, ele consegue prender a Morte no seu banco.
Com isso, céu e inferno são envolvidos num grande emaranhado de interesses distintos, o que viabiliza um verdadeiro exercício de reflexão, utilizando-se da ironia para a realização de um jogo em que se confrontam a arrogância dos nobres com a astúcia dos humildes.
Segundo Scarpa, a montagem foi inspirada em um texto de autoria dos uruguaios Jorge Curi e Mercedes Rein, que reverencia o imaginário medieval. “Realizamos uma série de pesquisas para que o espetáculo fosse viabilizado, tanto em relação ao roteiro, quanto a movimentos e dados históricos”, afirma. “O público terá a oportunidade de deparar com figuras conhecidas da cultura popular, como São pedro, Jesus Cristo, o diabo, além da Miséria e da Pobreza. É uma peça que sempre encanta muita gente”.
SERVIÇO
Apresentação do espetáculo “O Ferreiro e a Morte”. Quarta-feira, 11 de abril, às 20h, no Teatro Municipal Erotídes de Campos (avenida Maurice Alain, 454, Parque do Engenho Central). Entrada gratuita. Para mais informações, o telefone é (19) 3403-2600.