O Teatro Municipal Erotídes de Campos, no Engenho Central, foi na última segunda, 29 de abril, sede do espetáculo de encerramento da 7ª Semana de Dança. A oportunidade marcou a estreia dos nove novos bailarinos da Cedan (Companhia Estável de Dança de Piracicaba), que apresentaram os balés “Três Movimentos”, “Geminiano”, e “Cumplicidade”. Os novos integrantes foram aprovados em audição realizada no final do mês de abril na sala da companhia, no Teatro Municipal Dr. Losso Netto e se juntam agora aos 11 bailarinos que já compunham o quadro da Cedan.
Os aprovados são: Lorayne Pereira Ramos (Cadência – Rio Claro), Gabriela Fernanda Franco Silveira (Cia. De Dança Marrote – Rio Claro), Heloísa Schievano Groppo (Academia não informada), Thayane Bezerra da Silva (Academia de Ballet Espaço e Dança), Samanta Letícia Lopes Nanzer (Academia 2001 / Carina Castro Ballet), Laís Thainá Stenico (Academia Espaço e Dança), Giovanni Lucanno (CCP – Clube de Campo de Piracicaba), César Augusto Stenico (CCP – Clube de Campo de Piracicaba) e Filippe Augusto da Rosa Moraes (EDAP – SP).
“A audição foi marcada pela pouca idade dos participantes, entre 12 e 18 anos, o que mostra que o interesse pela dança vem conquistando cada vez mais os jovens, o que é bastante positivo”, afirma Camilla Pupa, diretora artística da Cedan.
Os candidatos foram avaliados durante aula técnica de ballet clássico e prova prática de aptidão, sendo que somente os aprovados durante a aula técnica estariam credenciados a realizar a prova prática de aptidão. A avaliação obedeceu os seguintes critérios: relação corpo e espaço (compreensão da utilização do espaço dentro do estúdio e em relação aos demais bailarinos), presença cênica, musicalidade, capacidade de apreensão das seqüências propostas, qualidade de movimentação, habilidade de improvisação, domínio técnico e saúde geral e harmonia músculo esquelética.
A aula técnica de ballet clássico e a banca examinadora das audições foram constituídas por profissionais de reconhecido mérito: Eduardo Bonnis e Ed Wilson. Camilla Pupa presidiu a banca.
Todos os candidatos presentes realizaram a aula técnica de ballet clássico, que foi ministrada pelo professor Eduardo Bonnis. “A avaliação dos candidatos durante a aula, foi realizada pela banca examinadora. Após o término da aula, a banca se reuniu para uma avaliação final sobre o desempenho dos candidatos. Como resultado dessa avaliação surgiu a lista dos selecionados para a prova prática de aptidão”, explica Camilla Pupa.
A avaliação dos candidatos durante a prova prática de aptidão, foi realizada pela banca examinadora. “Todos os candidatos selecionados para a prova prática de aptidão apresentaram uma variação do repertório clássico do século XVIII ou XIX, ou um solo ou uma sequência montada na hora”, completa a diretora da Cedan.