Mulher aparece em cima de estrutura cenográfica que remete a uma formação desértica; homem está mais abaixo, também sobre a estrutura
Dias Felizes traz cenário desértico

Com o objetivo de incentivar a produção teatral piracicabana e promover as artes cênicas, o Fentepira (Festival Nacional de Teatro de Piracicaba) chega à 19ª edição, que acontece de 3 a 10/11, com apresentações de espetáculos de grupos municipais e nacionais. O espetáculo de abertura, no domingo, 3/11, às 18h e às 21h, no Teatro Municipal Erotides de Campos, o Teatro Engenho, é Dias Felizes, do Grupo Garagem 21 e Brancalyone Produções. A entrada é gratuita e é preciso retirar ingresso na bilheteria do local uma hora antes do início da apresentação.

Dias Felizes, com texto de Samuel Beckett, traz a história de Winnie, uma mulher de 50 anos que dialoga de modo otimista sobre um passado glorioso e a esperança de dias melhores. Nessa condição precária, em um cenário desértico, ela se agarra às palavras e a seus últimos pertences para enfrentar a passagem do tempo e comandar seu universo de esperanças contraditórias com a realidade em que está inserida.

Na montagem, a violência do patriarcado, assim como as imposições relacionadas à construção do feminino, tornam-se o centro das discussões.

Segundo o diretor César Ribeiro, a voz que se ouve na peça é de Winnie, que o tempo inteiro retorna à expectativa de felicidade enquanto narra possibilidades de afeto perdidas no passado e a aridez do estado presente.

Além da imobilidade ao estar enterrada, a memória é falha, o sol é constante e seu marido, interpretado por Edgar Castro, permanece indiferente, ao fundo da cena, absorto na leitura de manchetes de velhos jornais.

O Fentepira é uma política pública do Município de Piracicaba, prevista pelas leis 6.072/2007 e 7.491/2014, realizada pela Prefeitura de Piracicaba, por meio da Semac (Secretaria Municipal da Ação Cultural), organizado pela W Cultural com apoio do Sesc, Senac, Senai, Apite Teatro e Coletivo Liberdade Liberdade. A direção de produção é assinada pelo produtor cultural piracicabano Leonardo Moraes.

19ª EDIÇÃO – Apresentam-se 10 espetáculos na mostra oficial, de 4 a 10/11. Todos os espetáculos têm entrada gratuita e os ingressos podem ser retirados sempre 1h antes do início de cada sessão na bilheteria do local da apresentação. Parte da programação – ainda em fechamento – já pode ser acessada no Instagram @fentepira_oficial, no site da Prefeitura e redes sociais da Semac.

A novidade desta edição é que haverá um revezamento entre os debatedores. Serão dois profissionais por espetáculo para realizarem o debate após as apresentações, com participação do público, artistas da cidade e integrantes do grupo. Os nomes que comporão a banca são Sidney Santiago Kuanza, Jandilson Vieira, Pamela Duncan e Alessandro Hernandez.

SERVIÇO – 19ª Fentepira (Festival Nacional de Teatro de Piracicaba). Espetáculo de abertura no domingo, 3/11, às 18h e às 21h, no Teatro Municipal Erotides de Campos, o Teatro do Engenho, no Parque do Engenho Central. Avenida Maurice Allain, 454. Classificação: 12 anos. Entrada gratuita. Informações: 3403-2600.

Programação do 19º Fentepira

Segunda-feira, 4/11

Teatro Municipal Erotides de Campos

20h – Mobi Dick e os Caçadores de Baleia, da Cia de 2 (São José dos Campos/SP)

Classificação: 12 anos

Terça-feira, 5/11

Teatro do Sesc Piracicaba

20h – A Vida Secreta de Jaci, da Taquí Desenvolvimento (Piracicaba/SP)

Classificação: 14 anos

Quarta-feira, 6/11

Teatro Municipal Erotides de Campos

14h – Travessia da Filha do Ganga Por Pindorama, da Pardini Produções (Mogi Guaçu/SP)

Classificação: Livre

Quarta-feira, 6/11

Teatro Municipal Dr. Losso Netto – Sala 2

20h – Invisíveis, da Cia Efêmera de Teatro (Piracicaba/SP)

Classificação: 12 anos

Quinta-feira, 7/11

Teatro Municipal Erotides de Campos

20h – Pira Semos, da Turma do Zé Cia de Teatro (Piracicaba/SP)

Classificação: Livre

Sexta-feira, 8/11

Teatro Municipal Dr. Losso Netto – Sala 2

20h – A Arrombada, da Cia Metamorfose (Piracicaba/SP)

Classificação: 14 anos

Sábado, 9/11

Engenho Central – Área externa

16h – Riso Show, da MB Circo (Piracicaba/SP)

Classificação: Livre

Sábado, 9/11

Teatro Municipal Dr. Losso Netto – Sala 2

20h – Dois Perdidos Numa Noite Suja, da Futuros Carecas (São João del Rei/MG)

Classificação: 18 anos

Domingo, 10/11

Teatro Municipal Dr. Losso Netto – Sala 2

20h – Como se Fosse, da Matuto Teatro (Campinas/SP)

Classificação: 16 anos

Programação sujeita a alteração