Portal do Município de Piracicaba

Espetáculo Berg atrai 500 pessoas em estreia mundial no Engenho Central

História contada por meio dos desenhos do artista visual italiano Alessio Trillini em compasso com a trilha musical do compositor e pianista Tony Berchmans foi apresentada na quarta-feira, 10/04

Por CCS / Publicado em 12/04/2024
Tempo de leitura: 4 minutos.
Espetáculo Berg foi assistido por cerca de 500 pessoas
Espetáculo Berg foi assistido por cerca de 500 pessoas

O Pequeno Pátio do Engenho Central, em frente ao palco externo do Teatro Erotides de Campos, ficou lotado na noite de quarta-feira, 10/04, para conferir a estreia mundial do espetáculo Berg – Poema Sinfônico Multimídia. Com entrada gratuita, o evento reuniu cerca de 500 pessoas de todas as idades.

A apresentação foi uma realização do Cinepiano, do Sesc Piracicaba e da Prefeitura, por meio da Semac (Secretaria Municipal de Ação Cultural).

Berg, que agora segue para uma temporada na Europa, é uma experiência de live cinema, em que a história é contada por meio dos desenhos do artista visual italiano Alessio Trillini, o Alt, em compasso com a trilha musical do compositor e pianista Tony Berchmans, tudo feito ao vivo e projetado em tela grande, ao ar livre.

Pianista Tony Berchmans tocou a trilha de Berg ao vivo e composso com as imagens projetadas
Pianista Tony Berchmans tocou a trilha de Berg ao vivo e composso com as imagens projetadas

“É uma jornada épica que apresenta protagonistas fortes e corajosas, que enfrentam uma série de desafios”, explicou Berchmans. Berg narra a história de três gerações de mulheres, começando com Angela, uma imigrante italiana que chegou ao Brasil ainda adolescente no século 19. A narrativa continua com sua filha Natalina e sua neta Berg, até os dias atuais.

Uma das protagonistas, Berg, que é a mãe de Tony Berchmans, esteve presente na estreia do espetáculo no Engenho Central e recebeu os aplausos do público ao término da apresentação, que durou cerca de uma hora. Emocionada, ela contou que completaria hoje, sexta-feira, 12/04, 91 anos, e agradeceu a Deus pelas coisas boas que fez em sua vida.

“Foi uma experiência particular emocionante e mais especial por uma das protagonistas estar aqui presente, a minha mãe. O Teatro do Engenho e o público piracicabano ajudou a tornar tudo ainda mais único”, disse Tony.

Artista visual italiano Alessio Trillini criava linhas e imagens ao vivo
Artista visual italiano Alessio Trillini criava linhas e imagens ao vivo

IDENTIFICAÇÃO – Augusto Souto, 43 anos, destacou a associação da música com a imagem ao vivo e comemorou a quantidade de pessoas que foram até o Engenho para ver o espetáculo. “Ainda identifiquei-me com Berg porque tem semelhança com a família da minha mãe, que veio da Itália, provavelmente nas mesmas condições”, disse.

Quem também acompanhou a estreia mundial do espetáculo foi a sobrinha da protagonista Berg, Marli Caetano Cerozoli, de 59 anos. “É uma linda homenagem a minha tia. Tem muitos momentos marcantes da vida dela ali”.

Berg, a protagonista, que completa 91 anos nesta sexta, ao lado do filho Tony
Berg, a protagonista, que completa 91 anos nesta sexta, ao lado do filho Tony

Ivanilde Kraide, 64 anos, também sobrinha de Berg, disse que foi uma noite maravilhosa. “O espetáculo é muito criativo e o Tony deu um show ao piano e o artista visual italiano também impressionou. A tia Berg merece todas as homenagens do mundo”.

Para saber mais sobre Berg – Poema Sinfônico Multimídia: https://www.instagram.com/cinepiano/


Secretarias e Outros órgãos

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar navegando, você concorda com nossa política de privacidade.