Portal do Município de Piracicaba

Especialista do Gafab palestra sobre bem-estar animal

Por Comunicação Social / Publicado em 08/02/2017
Tempo de leitura: 3 minutos.

Nesta sexta-feira, 10, às 14h30, será realizada no Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) a primeira palestra relativa à parceria da Prefeitura de Piracicaba com o Grupo de Apoio à Força Aérea Brasileira (Gafab) para treinamento dos cães recolhidos no canil.

Jose Ariovaldo Sanches, especialista em adestramento e comportamento canino, vai tratar do tema "bem-estar animal e problemas comportamentais em cães" para os profissionais que trabalham na unidade.

" Todos os médicos veterinários e agentes de controle de zoonoses que trabalham no canil do CCZ de Piracicaba participarão de palestras teóricas e práticas e aprenderão reverter o estresse dos animais e criar um ambiente favorável e estimulante, o que significa um salto positivo na qualidade de vida desses animais. Vamos desenvolver atividades que tirem os cães da condição de 'agressivos e arredios' para a condição de animais 'dóceis e amigáveis'. Evolução que será apresentada à sociedade", explicou Sanches.

De acordo com Marcelo Kraide Soffner, presidente da entidade, são três os pontos principais dessa parceria: reduzir o sofrimento dos cães recolhidos pelo canil, devido ao fato de terem passado por momentos difíceis e que lhes causaram distúrbios emocionais; socializar cada um deles, para que possam viver em harmonia com os demais, bem como com seu novo dono, e o terceiro é exatamente dar-lhes um novo perfil, para que possam ser doado com qualidade e segurança.

De acordo com Eliane de Carvalho, médica veterinária que coordena o CCZ, a equipe do canil não conta com adestradores. "Nossa formação é para cuidados com a saúde dos animais. Agora, com o serviço de treinamento, teremos de aprender a lidar com cada um deles de forma diferente, respeitando suas especificidades, o que demanda um novo olhar para além do trabalho do dia-a-dia", disse.

O Canil do CCZ conta com 60 cães recolhidos, seja porque estavam doentes, sofreram maus-tratos ou foram atropelados. A equipe técnica da unidade recolhe e cuida da saúde desses animais, medica, alimenta, castra e, depois disso, vem a parte mais difícil, a doação. A capacitação desses cães tem essa finalidade: torná-los mais atrativos aos olhos de seus potenciais donos.


Secretarias e Outros órgãos

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar navegando, você concorda com nossa política de privacidade.