Espaços turísticos de Piracicaba são foco de projeto do Sesc
Diversos pontos turísticos às margens do rio Piracicaba, mantidos pela Prefeitura de Piracicaba, foram visitados na manhã de domingo, 10/07, por um grupo formado por 20 pessoas em visita guiada gratuita organizada pelo Sesc, na estreia do projeto intitulado Re-Conhecendo Piracicaba, criado pelo setor de Turismo Social com o intuito de realizar percursos que possibilitem a identificação de pontos turísticos, históricos e culturais do município. Este primeiro roteiro, de cerca de 6km, foi realizado em parceria com a agência de turismo Nas Nuvens e conduzido pela guia de turismo piracicabana Sabrina Franzol.
Participantes do roteiro posaram para foto em letreiro na Rua do Porto (Foto: Luciana Grisotto Koury)
O rio Piracicaba foi o ator principal do trajeto turístico, que incluiu diversos espaços situados na região da Rua do Porto. Durante a caminhada, os participantes receberam informações de cada ponto, contextualizando com a história da cidade. Eles passaram pelo Parque da Rua do Porto João Herrmann Neto; largo dos Pescadores, local de início da festividade mais antiga da cidade, a Festa do Divino, com mais de 190 anos; Casa do Povoador, que foi construída na técnica de pau a pique e é uma relíquia da arquitetura piracicabana do século 19; Museu da Água, a primeira estação de captação e bombeamento de água de Piracicaba; Parque do Mirante e também o Engenho Central, que já foi um dos mais importantes produtores de açúcar e álcool do país.
Guia de Turismo Sabrina Franzol passa informações sobre a Casa do Povoador (Foto: Luciana Grisotto Koury)
“Nossa intenção é levar o público a valorizar a cidade e sua importância, sendo cada passeio uma oportunidade de conhecer e reconhecer o município. Através do turismo social, o Sesc une o prazer de viajar à descoberta de uma nova forma de enxergar o mundo”, explicou Cintya Girio, supervisora do setor de turismo social do Sesc Piracicaba.
Para a assistente social Lene Bassa, que esteve na atividade domingo, o circuito turístico possibilitou novos conhecimentos. “Por mais que eu conheça a minha cidade, sempre há algo novo a aprender com profissionais qualificados e preparados. Foi um momento de descontração, despertando lembranças, novas amizades e exercício com caminhada”, falou.
Quem também aprovou a estreia do projeto foi o casal de professores Regina Maria Andrade Berioni e Doniseti Aparecido Berioni, que moram em São Pedro e se inscreveram para participar da atividade em terras piracicabanas.
“Ficamos maravilhados com tantas opções gratuitas de passeios na cidade de Piracicaba. Conhecemos o belíssimo Engenho Central, que abriga em um dos seus galpões um teatro com palco reversível, além do Museu da Água, o Aquário Municipal, a passarela Pênsil e, por sorte, neste dia estavam acontecendo as comemorações da Festa do Divino, tradição em Piracicaba”, disse Regina. “Mudamos recentemente aqui na região de Piracicaba e estes passeios guiados, para conhecer os pontos turísticos da cidade, são muito importantes. Achamos muito interessante a história e tradições do município”, complementou Doniseti Berioni.
SERVIÇO – As visitas guiadas do Sesc podem ser consultadas no site www.sescsp.org.br/unidades/piracicaba/
