A Secretária do Desenvolvimento Social, Maria Angélica Guércio avaliou positivamente o projeto Espaço Recriando, que teve a sua sede inaugurado em junho último, à rua Benedito Bonzon Penteado, s/nº, no bairro Pacaembu, ao lado da Guarda Civil Municipal. A Empresa Municipal de Desenvolvimento Habitacional (Emdhap) foi responsável pela construção do prédio.

Segundo Maria Angélica, o Recriando tem atendido uma média por dia de 25 adolescentes que se encontravam em situação de rua. Ela destacou que atualmente o convencimento para que esta população participe das atividades no novo espaço tem sido feito com mais facilidade.

Conforme a secretária existem os casos mais graves que se encontram em fase ainda de abordagens e de atendimento social. Mas boa parte dos adolescentes tem participado das atividades no local e também estão sendo feitos os encaminhamentos para os núcleos nos bairros onde residem que oferecem suporte para este trabalho.

Maria Angélica destacou que no Recriando um dos pontos fortes do atendimento é a disponibilidade do acolhimento para este adolescente. A grande questão da situação de rua é justamente o abandono seja da família, da comunidade ou de seus amigos.

Os jovens atendidos também contam com alimentação, cuidados de higiene e diversas atividades dinâmicas nas áreas cultural, educativa, esportiva, recreativa e de preparação para o trabalho, que garantem êxito no convencimento.

Com acompanhamento social e psicológico, de acordo com a coordenadora do projeto, Lucy Pimentel, estas crianças e adolescentes desenvolvem atividades sócio- ambientais, além de artesanato e Hip Hop.