Na manhã de ontem (27), o prefeito Barjas Negri inaugurou a sede do projeto Espaço Recriando, à rua Benedito Bonzon Penteado, s/nº, no bairro Pacaembu, ao lado da Guarda Civil Municipal. A Empresa Municipal de Desenvolvimento Habitacional (Emdhap) foi responsável pela construção do prédio, que teve custo social de aproximadamente R$ 90 mil reais. Anteriormente, o atendimento era feito na rua Moraes Barros, 264, Centro, num espaço físico pequeno e inadequado.
De acordo com a secretária do Desenvolvimento Municipal Social (Semdes), Maria Angélica Guércio, o local tem capacidade de atender diariamente cerca de 50 crianças, das 8h às 17h, de segunda a sábado.A finalidade do Recriando, segundo Angélica, é a de garantir atendimento lúdico e de orientação social, além de oferecer atividades educacionais, culturais e esportistas.A iniciativa e coordenação do Recriando é da Semdes, parceria da União Espírita de Piracicaba.
Com acompanhamento social e psicológico, de acordo com a coordenadora do projeto, Lucy Pimentel, estas crianças e adolescentes desenvolvem atividades sócio- ambientais, além de artesanato, Hip Hop e prática de esportes. Os participantes do Recriando terão almoço e lanche, parceria com a Secretaria Municipal de Educação.
Estas meninas e meninos são convidados a integrarem o Projeto, por meio de abordagem feita por educadores de rua da Semdes. Lucy esclareceu que muitas destas crianças, com problemas de drogas, não freqüentam atualmente escolas e que será feito trabalho para a inclusão escolar.
Lucy esclareceu que, a partir da abordagem, os educadores passam a reunir dados, inclusive familiares, que permitem traçar perfil do adolescente atendido. Estes dados são passados para a equipe técnica do Recriando, que inicia visitas às famílias e efetua os encaminhamentos de cada adolescente ao Centro Regional da Assistência Social (CRAS).