Espaço Pipa promove workshop sobre autodefensoria
Piracicaba, 30 de outubro de 2018 – O Espaço Pipa promove amanhã (31) o workshop Autodefensoria: o tempo e a sociedade vividos pelos jovens com deficiência intelectual. O evento acontece na sede do Espaço Pipa em dois períodos. As pessoas podem escolher o horário das 8h30 às 11h30 ou das 13h30 às 16h30.É necessário se inscrever
O workshop é uma ação do projeto CAPACIT@PIPA, financiado com recursos do Fumdeca (Fundo Municipal dos Diretos da Criança e do Adolescente) para a promoção da inclusão de pessoas com deficiência, segundo a legislação vigente, por meio da reflexão sobre os mecanismos que impedem ou dificultam a garantia dos direitos das pessoas com deficiência nos mais diversos âmbitos.
O objetivo do workshop, que será ministrado por Regiane Silva, especialista e consultora em educação inclusiva, é levar os participantes a identificarem em sua prática, o seu papel no processo de mediação para que a pessoa com deficiência intelectual tenha plena liberdade de escolha e decisão; oportunizar reflexão sobre ações que possam contribuir e incentivar a pessoa com deficiência intelectual a desenvolver suas habilidades de autogestão, autonomia e autodefensoria. Dentre os conteúdos a serem abordados estão: quem é o autodefensor; autogestão, autonomia da pessoa com deficiência intelectual (da infância á vida adulta); o papel da família no movimento da autodefensoria; a rede de apoio; o conceito de mediação e apoio no desenvolvimento da autogestão da pessoa com deficiência intelectual.
A autodefensoria, conforme material informativo do evento, “é um movimento mundial, que promove ações e espaços de elaboração e construção de conceitos sobre a representatividade da pessoa com deficiência intelectual, também chamada de deficiência cognitiva.”
O movimento de autodefesa, ainda segundo informativo, “envolve pessoas de todo o mundo, líderes em questões importantes que afetam pessoas com deficiências e que estão tentando mudar a forma como a sociedade funciona. Diz respeito a pessoas com deficiência controlarem a sua própria vida e tomarem suas próprias decisões. Famílias, amigos e conselheiros também têm um papel no apoio da defesa dos direitos e responsabilidades dessas pessoas. O objetivo da autodefensoria é que a pessoa com deficiência intelectual tenha autonomia para desenvolver e executar um plano para concretizar suas decisões e ser responsável por elas”.
Centro de Comunicação Social
Sabrina Rodrigues Bologna: 31076
Confira os links para inscrição
8h30 às 11h30 – https://www.sympla.com.br/autodefensoria—manha__374391
13h30 às 16h30 – https://www.sympla.com.br/autodefensoria—tarde__374411
