Recesso termina amanhã e mais 16 mil estudantes retornam às salas de aula
Após 16 dias de recesso escolar, os 16.508 alunos do ensino fundamental das 46 escolas da Rede Municipal retornam às aulas amanhã, dia 19/07. Professores, coordenadores e diretores retornaram às atividades hoje para revisarem o planejamento e dar continuidade ao ano letivo. É um momento de reflexão sobre os primeiros meses de aula e o que pode ser aprimorado pedagogicamente no segundo semestre.
Em algumas escolas os alunos serão recebidos com atividades lúdicas e brincadeiras. Na Escola Municipal Professor Luis Claudio Alves, por exemplo, a professora de educação física Gabriela Leme coordenará a brincadeira Desafio do Paraquedas. Segundo a diretora Vanessa Guarda, os alunos se organizarão em equipes. “Eles ficarão distribuídos ao redor de um paraquedas e a professora dará os comandos. A bola ficará no centro do paraquedas e deverá ser jogada ao alto até atingir o teto. A equipe que jogar a bola mais alto, vence. Todos terão cinco chances”, explica.
Já na Escola Municipal Professor Décio Miglioranza, os alunos ganharão pirulito com recadinho de incentivo. “Os recados incluem boas-vindas ao retorno às aulas e que todos tenham um excelente semestre”, conta a diretora Cristiane de Godoy.
Quem também irá receber os alunos com atividade lúdica é a Escola Municipal Professora Elisabeth Consolmagno Cruz. Amanhã, as professoras farão a acolhida na sala de aula, com dinâmicas e leituras e, em seguida, entregarão para os alunos um papel, em formato de folha, onde eles escreverão ou ilustrarão o desejo deles para o segundo semestre na escola. “Depois disso, eles colarão em um mural coletivo no pátio que se chamará a Árvore dos Desejos, firmando um compromisso de conquistar os desejos levantados”, explica a diretora Juliana Possignolo.
Para a coordenadora geral do ensino fundamental do município, Salvia Medina, a interação por meio de atividades lúdicas nos primeiros dias de aula, entre as crianças e os educadores, é importante para a readaptação à rotina escolar. “A escola se torna praticamente uma extensão de casa, portanto, ao voltar do período de férias, a criança deve ser muito bem recebida, se sentir acolhida e valorizada pelos profissionais da educação”, diz ela.