Portal do Município de Piracicaba

Escolas municipais economizaram 21% com troca de torneiras

Por Comunicação Social / Publicado em 15/04/2014
Tempo de leitura: 3 minutos.

O Serviço Municipal de Água e Esgoto (SEMAE), em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, substituiu cerca de 400 torneiras de 10 escolas municipais, a economia foi de 21,86% por escola, totalizando 818 m³ de água comparado a março 2013. A ação faz parte do programa de redução de perdas e uso sustentável desenvolvido pela autarquia.

Nesta 1ª etapa, foram selecionadas 10 escolas que, juntas, representavam 20% de todo consumo das unidades municipais. O investimento foi de aproximadamente R$ 70 mil na primeira etapa, para atender mais de 3.700 alunos dos bairros: Parque Orlanda (duas), Cecap (duas), Castelinho, Morumbi, Ártemis, Santa Rosa, Parque Piracicaba e Vila Cristina. Engenheiros do SEMAE estudaram o consumo de 152 unidades da Secretaria de

Educação. Haverá ainda mais duas etapas. Na segunda etapa, 17 unidades serão atendidas; e na terceira, a previsão de troca é em 21 escolas. As três etapas (48 escolas) correspondem a 60% do consumo total. As torneiras de fechamento automático possuem registro regulador de vazão. Estima-se economizar, no mínimo, 15%, que representa cerca de R$ 6 mil/mês, podendo chegar a até 70% de economia. O programa de redução de perdas faz parte do projeto Uso Sustentável de Água que o SEMAE desenvolve no município de Piracicaba e abrange outros programas como substituição do encanamento, otimização do tratamento e distribuição de água. “Os dados apresentados indica sucesso absoluto com a substituição das torneiras, se analisarmos a economia por aluno, temos 23,29%, ainda há muito o que economizar, mas já podemos comemorar”, declarou Vlamir Schiavuzzo, presidente do SEMAE. Segundo Ângela Côrrea, secretária municipal de Educação, “essa parceria com o SEMAE é de grande relevância pela economia que será gerada de um recurso vital como é a água e, simultaneamente, pela ação educativa junto aos nossos alunos. Com a instalação dessas torneiras, o SEMAE está contribuindo com o processo de formação e educação das crianças, dando exemplo concreto para a preservação dos recursos naturais, complementando a ação pedagógica que já é desenvolvida pelas escolas municipais”. Débora Laranjeira Assessora Imprensa – SEMAE – (19) 3403 -9605 Rafaela Gazetta Assessoria de Imprensa – SME – (19) 3417-115


Secretarias e Outros órgãos

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar navegando, você concorda com nossa política de privacidade.