Alunos, pais e funcionários participaram das atividades na quarta-feira, 25/05
Fotos: Enviadas pelas escolas
Promovido sempre na última quarta-feira do mês de maio, o Dia do Desafio propõe que as pessoas interrompam suas atividades rotineiras e pratiquem por pelo menos 15 minutos qualquer tipo de atividade físico-esportiva, ressaltando a importância do esporte e do lazer para a manutenção da saúde.
Diversas atividades foram realizadas nas escolas municipais de Piracicaba. Professoras, funcionários, alunos e até os pais dos alunos participaram de atividades, como dança, alongamento, cantiga, dança da cadeira, carrinho de rolemã, cabo de guerra, entre outras.
Na Escola Municipal Joaninha Morganti, as crianças da educação infantil puderam escolher entre três atividades que mais lhe agradassem: corda, bambolê e dança aeróbica. A diretora Regina Helena Machado Santos conta que o Dia do Desafio teve grande repercussão na turma e todos estavam muito ansiosos para os desafios. “A atividade foi tão satisfatória que os quinze minutos se estenderam por quase duas horas, tamanha a socialização e envolvimento das crianças e adultos. Acho muito importante que a atividade física esteja presente desde cedo na vida das crianças, sempre respeitando as condições físicas e psicológicas de cada uma, promovendo assim experiências sensoriais, expressivas e corporais através de movimentos e brincadeiras”, relata a diretora.
Escola Municipal Joaninha Morganti
Para a diretora Jaqueline Coelho Prates, da E.M. Profª Ermelinda Adorno, as atividades físicas realizadas não só no Dia do Desafio, mas em todo o ano, tem como objetivo o aprendizado. “O trabalho com movimento é essencial, principalmente para a educação infantil, pois além de trabalhar a coordenação motora, ajuda no desenvolvimento da criança. Eles brincam e aprendem ao mesmo tempo”, diz ela.
Escola Municipal Professora Ermelinda Adorno
Escola Municipal Professor Tomaz Caetano Cannavam Rípoli
Escola Municipal Osvladir Julio