O Armazém 17 do Engenho Central realiza próximo final de semana, entre os dias 10 e 11 de junho, o 13º Pira Caipira, um evento realizado pelas Escolas de Samba de Piracicaba, com apoio da Prefeitura Municipal, por meio da SemacTur (Secretaria Municipal da Ação Cultural e do Turismo). Participam da organização do evento deste ano as escolas de samba Acadêmicos do Caxambu, Amigos da Rua do Porto, Ekyperalta, Estrela de Prata e Unidos da Cidade Alta, que montaram uma programação com muito samba, pagode e música sertaneja. Os ingressos custam R$ 2.
A iniciativa já mira a preparação para o Carnaval 2018 de Piracicaba. Toda renda obtida com o evento será revertida às escolas de samba. Além da programação musical variada, o público contará com diversas opções de comidas típicas – cuscuz, caldos, porções de batata frita, pastel, cachorro quente, espetinho, pipoca, entre outros, e bebidas como cerveja, chope, vinho quente, quentão, refrigerante e água.
A programação de palco no sábado (10) começa às 13h30, com a fala dos presidentes das Escolas de Samba de Piracicaba, seguindo com apresentação às 14h da dupla Luis Cássio e Devair. Em seguida, às 15h15, acontece a apresentação de samba do Grupo Di Fatto. Logo após, às 16h30, acontece o show sertanejo de Zé Leandro e Nazaré e às 17h45 tem apresentação de pagode de Bruno Borba e Amigos. As 19h, apresentação de moda viola com a dupla Silvano e Zé Carlos e a atração que fehca a programação, com o grupo Grupo Oitavo Cor, com início às 20h30, e trará ao público o melhor do samba e do pagode.
No domingo (11), a festa começa a partir das 13h, com a abertura da praça de alimentação e show do artista sertanejo Douglas e seus teclados. A programação musical segue às 14h30, com a apresentação de samba do Grupo Problema É Nosso. Depois, às 15h45, o cantor Alan Ribeiro se apresenta com um mix de estilos musicais e às 16h45 a Quadripira apresenta uma animada quadrilha. Ás 17h30, haverá uma apresentação de samba com a Ala Show, com os mestres de bateria das escola de samba partticipantes e em seguida, às 18h30, a cantora Sandra Rodrigues fecha a programação de domingo, com samba e MPB. O encerramento oficial acontecerá às 20h.
Sobre o evento
O Pira Caipira é um evento que faz parte do cronograma de ações, estruturado pela Secretaria de Ação Cultural eTurismo, para a organização do Carnaval 2018. Este evento, que faz parte do calendário anual de eventos turísticos da cidade, é realizado pelos grêmios recreativos (Escolas de Samba), com apoio da SemacTur, para possibilitar a arrecadação de recursos que serão investidos nas Escolas de Samba, tanto em sua estrutura, como no desfile e também nas ações sociais nas comunidades que as integram. Incentivar o crescimento, a organização e planejamento do Carnaval, dentro das escolas, é um dos objetivos da SemacTur.
SERVIÇO
Programação 13º PIRA CAIPIRA (sujeita a alterações)
10 de junho – sábado – a partir das 13h
13h – Abertura oficial do evento com os presidentes das agremiações
Programação Musical
14h – Luiz Cássio e Devair ( Sertanejo)
15h15 – Grupo Di Fatto (Samba)
16h30 – Zé Leandro e Nazaré (Sertanejo)
17h45 – Bruno Borba e Amigos (Pagode)
19h – Silvano e Zé Carlos (Moda de viola)
20h30 – Atração principal: Grupo Oitava Cor (samba e pagode)
11 de junho – domingo – a partir das 13h
Programação Musical
13h15 – Douglas e Seus Teclados (Sertanejo)
14h30 – Grupo Problema É Nosso (Samba)
15h45 – Alan Ribeiro (Ritmos Diversos)
16h45 – Quadripira (Quadrilha Festa Junina)
17h30 – Ala Show (Samba)
18h30 – Atração principal: Sandra Rodrigues (samba e pagode)
20h – Encerramento
LOCAL: Engenho Central – Amazém 17
Horário: a partire das 13h (sábado e domingo)
Ingressos: R$ 2