A Rua do Porto recebe no próximo final de semana, dias 16 e 17 de julho, o 12º Pira Caipira, um evento realizado pelas Escolas de Samba de Piracicaba, com apoio da Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Turismo. Este ano estão participando da organização do evento as Escolas de Samba: Acadêmicos do Caxambu, Amigos da Rua do Porto, Ekyperalta, Estrela de Prata e Unidos da Cidade Alta.
Serão dois dias de animação, com uma programação musical gratuita e variada, que contará com muito samba, pagode e música sertaneja. O evento acontece no entorno do Casarão do Turismo e o seu principal objetivo é arrecadar fundos para o Carnaval 2017.
No sábado (16), o evento terá início às 13h, com a abertura da praça de alimentação, que contará com diversas opções de comidas típicas – cuscuz, caldos, porções de batata frita, pastel, cachorro quente, espetinho, pipoca, entre outros, e bebidas como cerveja, chope, vinho quente, quentão, refrigerante e água.
A programação de palco começa às 13h45, com uma apresentação de dança do Grupo Axé Pegando Fogo, e em seguida, às 15h, a apresentação Douglas e Teclados. Logo após, às 16h10, acontece o show de sertanejo universitário do Cleber Granzotto, às 17h30, a apresentação de pagode do grupo Feito pra Durar, e às 18h45, a apresentação de moda de viola da dupla Silvano e Zé Carlos. O Grupo Quadripira apresenta uma animada dança de quadrilha às 19h45, e a atração principal Samba D´Aninha, que encerrará a programação musical do sábado, terá início às 21h, e trará ao público o melhor do samba e do pagode.
No domingo (17), a festa acontece a partir do meio dia, com a abertura da praça de alimentação e show do Grupo Sambaí. A programação musical segue às 13h, com a apresentação do cantor sertanejo Devair, e às 14h, da dupla sertaneja Zeca & Zequinha. Às 15h, se apresenta a Marly do Videokê, e às 16h15, haverá uma apresentação do cantor sertanejo Alan Ribeiro. Em seguida, às 17h30, acontecerá a entrega da premiação da rifa vendida pelas Escolas de Samba, e em seguida, às 18h, o Grupo Oitava Cor, atração principal de domingo, faz seu show de samba e pagode e encerra a programação musical do evento. O encerramento oficial do evento acontecerá às 20h.
O Pira Caipira é um evento que faz parte do cronograma de ações, estruturado pela Secretaria de Turismo, para a organização do Carnaval 2017. Este evento, que faz parte do calendário anual de eventos turísticos da cidade, é realizado pelos grêmios recreativos (Escolas de Samba), com apoio da Setur, para possibilitar a arrecadação de recursos que serão investidos nas Escolas de Samba, tanto em sua estrutura, como no desfile e também nas ações sociais nas comunidades que as integram. Incentivar o crescimento, a organização e planejamento do Carnaval, dentro das escolas, é um dos objetivos da Setur.
SERVIÇO
Programação 12º PIRA CAIPIRA
16 de julho – sábado – a partir das 13h 13h15 – Abertura oficial do evento Programação Musical 13h45 – Grupo Axé Pegando Fogo (dança) 15h – Douglas e Teclados (sertanejo) 16h10 – Cleber Granzotto (sertanejo universitário) 17h30 – Feito pra Durar (pagode) 18h45 – Silvano e Zé Carlos (moda de viola) 19h45 – Grupo Quadripira (dança de quadrilha) 21h – Atração principal: Samba D´Aninha (samba e pagode)
17 de julho – domingo – a partir das 12h Programação Musical 12h – Grupo Sambaí (samba) 13h – Devair (sertanejo) 14h – Zeca & Zequinha (sertanejo caipira) 15h – Marly do Videoke (karaokê) 16h15 – Alan Ribeiro (sertanejo) 17h30 – Entrega da premiação da rifa vendida pelas Escolas de Samba 18h – Atração principal: Grupo Oitava Cor (samba e pagode) 20h – Encerramento
LOCAL: no entorno do Casarão do Turismo
Legenda da foto: Coletiva do 12º Pira Caipira com a presença (da esquerda para a direita): Cristiano Nardon, representante da Escola de Samba Unidos da Cidade Alta; Cássio Marcelo Silveira, presidente da Escola de Samba Ekyperalta; Paulo Henrique da Silva, presidente da Escola de Samba Amigos da Rua do Porto; Rose Massarutto, secretária de Turismo; Paulo César Roque, que faz parte do conselho da Escola de Samba Acadêmicos do Caxambu; e André Luiz Fonseca, vice-presidente da Escola de Samba Unidos da Cidade Alta. Crédito da foto: Divulgação da Secretaria de Turismo