A Rede Municipal de Educação de Piracicaba garantiu 19 vagas entre os 100 classificados para a próxima fase do Prêmio Liga Steam 2023, realizado pela Fundação ArcelorMittal. Com 50 vagas em cada categoria, Piracicaba dominou a classificação Nacional e garantiu 11 projetos na categoria de Educação Infantil e 8 projetos na categoria de Ensino Fundamental, sendo a cidade com maior número de classificados. Também foram divulgados os finalistas na categoria Ensino Médio, mas nenhuma escola de Piracicaba participou da categoria.
Vencedores do Prêmio Liga Steam 2022 em cerimônia realizada em novembro do ano passado, no Museu do Amanhã na cidade do Rio de Janeiro.
Com o tema 8 Bilhões de Motivos para Mudar o Presente!, o Prêmio Liga Steam 2023 irá premiar três projetos de cada categoria que desenvolverem as melhores ideias para solucionar desafios de suas comunidades. Nas categorias do Ensino Fundamental, a partir do 3º ano, e na do Ensino Médio, cada uma das escolas vencedoras será premiada com um laboratório de robótica. Na categoria que reúne a Educação Infantil a partir de 4 anos e turmas até o 2º ano do Ensino Fundamental, a escola vencedora receberá uma brinquedoteca. Para os segundos e terceiros lugares de cada categoria, os prêmios são em dinheiro, a serem revertidos em equipamentos e benfeitorias para as escolas
Inauguração do Laboratório de Técnologia e Inovação na EM. Antonia Benedita Eugênio, Vencedora do Prêmio Liga Steam 2022.
Na última edição do Prêmio Liga Steam 2022, a EM Antonia Benedita Eugênio, localizada no Jardim Gilda, foi a grande campeã nacional da categoria Ensino Fundamental com o projeto Super Arquitetos do Lazer em Defesa da Sustentabilidade, sob a responsabilidade da professora Karina Trevisan Fernandes Ferraz e coautoria do diretor da unidade, Bruno Sergio de Oliveira. A escola recebeu um laboratório de tecnologia e inovação avaliado em R$ 340 mil.
Este ano, 14 escolas de Piracicaba se classificaram para as fases finais, sendo a EM Joaquim Carlos Alexandrino, com 4 projetos, seguida da EM Ada Buseli Neme e EM Tercilia Bernadete Sanches Costa, ambas com 2 projetos. Já com um projeto classificado, estão EM Antonia Jesuína Camillo Pipa, EM Carlos Sodero, EM Elizabeth Cruz, EM Francisco De Almeida Kronka, EM Francisco Libardi, EM Ida Francez Lombardi, EM. João Perin, EM Luis Claudio Alves, EM Mario Boscolo, EM Olívia Caprânico e EM Walter Radamés Accorsi.
Professoras recebendo formação Steam em laboratório instalado na Secretaria Municipal de Educação.
“Estamos muito contentes com o incrível trabalho realizado dentro e fora das nossas unidades da Rede através do Steam. Além das classificadas, outras tantas escolas se esmeraram em desenvolver os seus trabalhos conforme a formação recebida e patrocinada pela Fundação ArcelorMittal, e em nome de todos os nossos servidores capacitados agradeço pela parceria e oportunidade. Com toda certeza, estamos todos na torcida para que uma de nossas escolas seja premiada novamente como no ano passado”, comenta o secretário Bruno Roza.
Formação Steam com a Profª Lilian Bacich, realizada na Secretaria de Educação, com professoras e formadoras da Rede Municipal de Educação.
CAPACITAÇÃO – O Prêmio Liga Steam é um projeto-piloto da Fundação ArcelorMittal, o qual tem o intuito de desenvolver áreas de ciências, tecnologia, engenharia, artes e matemática, as quais são interligadas em atividades dentro e fora da sala de aula.
A Rede Municipal de Educação de Piracicaba foi privilegiada, tendo em vista que professores e profissionais integrantes do quadro do magistério municipal receberam capacitação e formação sobre o Steam. Ao todo, participam da formação, realizada pela Tríade Educacional e patrocinada pela Fundação ArcelorMittal, 565 servidores vinculados à SME, os quais terão a certificação de 50h.