Escolas das redes municipal e estadual receberão kits educativos sobre Aedes aegypti
Todas as escolas das redes municipal e estadual de ensino em Piracicaba irão receber o kit educativo “Todos contra o Aedes”, composto pelo ciclo de vida do mosquito transmissor da dengue, chikungunya e Zika vírus e um guia de orientação. Desenvolvido pela multinacional Mérieux NutriSciences em parceria com a Unesp (Universidade Estadual Paulista) – campus Rio Claro e as secretarias municipais de Educação e Saúde, o kit irá beneficiar mais de 66 mil estudantes das redes públicas do município.
O kit educativo “Todos contra o Aedes” mostra todas as fases de vida do mosquito e foi elaborado para ser usado em sala de aula. Desenvolvido por Cristiane Matavelli, coordenadora do Laboratório de Vetores e Pragas da Mérieux NutriSciences, o kit explica passo a passo a origem do mosquito, como ele se reproduz, como é possível combatê-lo, qual é a função do mosquito na transmissão de doenças e o que é verdade e o que é mito sobre o Aedes aegypti e as doenças transmitidas pelo vetor.
“As crianças assimilam as informações de forma mais rápida e alteram o modo de realizar suas tarefas sem grandes conflitos. Portanto, envolver a escola neste processo é fundamental, uma vez que nela estão os profissionais capacitados para executar este trabalho da melhor forma pedagógica possível. Um trabalho bem feito com essas crianças não só reflete de imediato nos hábitos de suas famílias, como faz com que tenhamos adultos mais comprometidos no futuro”, comenta Cristiane.
A ideia surgiu da parceria de longa data entre a empresa e o CCZ (Centro de Controle de Zoonoses) de Piracicaba. “O CCZ tem trabalhado em parceria com Mérieux há mais de dez anos. Em maio de 2014, fizemos pedido formal à empresa para doação de mostruários do ciclo de vida do Aedes aegypti, com o objetivo de distribuirmos às escolas públicas. A idéia central é mostrar o ciclo de vida do mosquito e, com isso, conscientizar os alunos da necessidade de eliminação de criadouros, evitando assim o nascimento do mosquito”, destaca Márcio José Sérgio Ermida, orientador pedagógico do CCZ.
Ao todo, a empresa produziu 350 kits, que serão distribuídos em todas as 131 unidades da rede municipal de Piracicaba e nas 68 unidades estaduais em Piracicaba, Águas de São Pedro, Santa Maria da Serra e São Pedro.
