Durante a próxima semana, entre os dias 20 e 24/05, as escolas municipais de Piracicaba realizam as atividades relacionadas à 5ª Semana Municipal do Brincar (SMB) e ao 7º Jogos Internos, que envolvem toda a comunidade escolar e as famílias. O tema escolhido para esse ano foi “Viva a diversidade! O brincar é para todas as pessoas”.

As atividades formativas para a Semana já acontecem desde janeiro deste ano, com a realização de cursos com o Comitê Paralímpico Brasileiro para os professores de educação física e aos educadores do Núcleo Municipal de Apoio Pedagógico de Educação Especial (Numape).

As atividades formativas da Roda de Saberes, realizada pela SME no mês de abril, contaram com a participação de mais de 3.000 educadores da Rede Municipal

A SMB tem início com a abertura dos Jogos Internos das Escolas do Ensino Fundamental, nos quais contemplam as diferentes práticas, experiências e intervenções da cultura corporal de movimento como: a brincadeira, o jogo, o esporte, a dança, a ginástica e a luta e, expande este diálogo com as equipes escolares da Educação Infantil para o brincar.

“Essa é uma grande mobilização para sensibilizar a sociedade sobre a importância do brincar e a essência da infância. O seu objetivo principal é mostrar que o brincar livre é fundamental para a construção de uma infância digna,” afirma o secretário de Educação, Bruno Roza.

A SMB faz parte do Calendário Oficial de Eventos Cívicos de Piracicaba pela lei municipal 8.903/2018. O objetivo é desenvolver ações gratuitas, promovendo atividades sobre o tema para os alunos da Rede Municipal de Educação.

O objetivo da Roda de Saberes foi promover reflexões e dar subsídios para os educadores trabalharem com os estudantes na 5ª Semana Municipal do Brincar

RODA DE SABERES – As atividades formativas da Roda de Saberes, realizada pela Secretaria de Educação no mês de abril, contaram com a participação de mais de 3.000 educadores da Rede Municipal. A programação do evento contou com discussões sobre Tecnologias ancestrais, Esportes para todas as pessoas, Espaços que incluem e Diásporas brincantes, em formato de rodas de conversas entre especialistas nas temáticas de cada discussão.

O objetivo foi promover reflexões e dar subsídios para os educadores trabalharem com os estudantes na 5ª Semana Municipal do Brincar.

Além das ações formativas, a SME (Secretaria Municipal de Educação) disponibilizou para os professores da rede o guia de orientações da 5ª Semana Municipal do Brincar e o 7º Jogos Internos, que visa subsidiar o trabalho das equipes para o planejamento, organização e execução das ações relacionadas a Semana.