Escola Thales Castanho de Andrade organiza seu arquivo permanente
O trabalho contou com o apoio da equipe do setor de Documentação e Registro da SME
A Escola Municipal de Ensino Fundamental Thales Castanho de Andrade, preocupada com a questão da guarda documental, reservou uma sala de sua unidade para o arquivo permanente. A escola já desenvolve ações que foram discutidas e propostas nos workshops de gestão documental promovidos pela Secretaria Municipal de Educação (SME). O espaço foi organizado com os equipamentos corretos para a disposição dos documentos.
Segundo o historiador e especialista técnico Fábio Bragança, as orientações passadas à coordenadora do setor de Documentação e Registro, Cristina Saciloto Ferraz, foram específicas para a organização da rotina administrativa da unidade, na realização das atividades de separação de documentos, identificação e descrição das fichas de identificação das caixas, bem como a identificação dos armários. “É de grande importância que outras unidades escolares comecem a pensar na preservação e guarda documental e busquem as experiências já desenvolvidas pelas unidades escolares da rede municipal”, disse.
Os arquivos da escola contêm documentos de valor histórico, probatório e informativo, que devem ser preservados. A organização dos documentos foi feita em caixas poliondas, devidamente etiquetadas, com identificação do documento nela arquivado, procurando guardá-los respeitando o tipo de documento e, se possível, em armários. “Antes, os documentos eram arquivados obedecendo-se o ano, o que muitas vezes dificultava sua consulta”, relata a diretora Paula Eugenio Lisbão dos Santos. “Uma observação importante realizada pela equipe da SME foi a de integrar um funcionário de confiança para ajudar a organizar e arquivar os documentos, pois sabemos que o trabalho na escola consome muito o tempo do diretor, sendo importante que mais um funcionário que goste de organização o ajude nessa tarefa”, acrescenta.
Foto: divulgação

A diretora Paula dos Santos recebe Fábio Bragança e Cristina Ferraz para as primeiras orientações
A Escola Thales Castanho de Andrade teve início no bairro Chicó, com E.E.P.G do Bairro Chicó. Em 1999 foi municipalizada e transferida para o bairro Jardim Oriente, quando recebeu o nome de Escola Municipal de Ensino Fundamental Prof. Thales Castanho de Andrade.
