Estudantes e professores da E.M. Profª Judith Moretti Accorsi, no Parque Piracicaba, estão mais atentos aos sintomas de Tuberculose

No início do mesmo mês de maio, cerca de 70 diretores das escolas municipais de ensino fundamental participaram da segunda edição do projeto Driblando a Tuberculose, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com as secretarias municipais de Educação e de Esportes, Lazer e Atividades Motoras (Selam). As orientações recebidas estão sendo repassadas aos alunos da rede municipal.

No mesmo mês, a Escola Municipal Professora Judith Moretti Accorsi contou com a ajuda voluntária de profissionais de enfermagem para reforçar com os alunos do 1º ao 5º ano, e consequentemente, com suas famílias, informações sobre a tuberculose.

O professor de enfermagem da Faculdade Anhanguera, André Casemiro de Almeida Filho, e seis alunas do último ano do curso fizeram cinco visitas na unidade, orientando os professores em HTPCs (Hora de Trabalho Pedagógico Coletivo) e os alunos de 6 a 10 anos de idade.

_SME9433_Custom

Read More

A equipe passou em todas as salas dos períodos da manhã e tarde, no dia 31 de maio, e explicou aos alunos quais as causas, sintomas e prevenção da doença de maneira lúdica e didática. A aluna do 3º ano, Camili da Silva, 7 anos, está ligada nos sintomas. "O primeiro é a tosse, que dura duas semanas, o segundo é a febre no finalzinho da tarde e o terceiro é a falta de apetite", enumerou. Além disso, a equipe esclareceu aos alunos que a marca que todos têm em um dos braços foi adquirida com a vacina BCG, que protege contra a tuberculose. Os bebês tomam a vacina no primeiro mês de vida.

_SME9414_Custom

_SME9424_Custom

_SME9449_Custom

A aluna do 3º ano, Camili da Silva, 7 anos, está ligada nos sintomas