A Escola Municipal Professor Santo Granuzzio, no bairro Chapadão, abriu hoje, quarta-feira, 23/11, o ciclo de formaturas do programa Guarda Civil Educação é Prevenção (GCEP), desenvolvido pelo Pelotão Escolar da Guarda Civil, que ministra aulas em escolas públicas municipais para alunos dos 5º anos do ensino fundamental com temáticas variadas,como o bullying, ciberbulying, drogas e violência doméstica.
Guardas educadoras juntamente com subinspetor Narzi, idealizador do programa
A formatura de 90 alunos contou com apresentação da Banda José Romário de Oliveira França e do Canil, ambos da Corporação, além da fanfarra da Escola, formada por alunos dos quartos anos. A melhor redação de cada turma foi premiada durante o evento.
Banda abrilhantou evento
Mais três escolas receberão a formatura este mês. A próxima será amanhã, 24/11, na Escola Professor Décio Miglioranza. As outras duas, nos dias 28 e 29/11. Durante a solenidade, a diretora Simone Cristina Beraldo e a coordenadora Maria Fernanda Januário exaltaram a importância do programa para as crianças e a fundamental importância de levarem o conhecimento adquirido para a vida, além de propagarem para a família e conhecidos os ensinamentos. A encarregada do Pelotão Escolar, Alice Silva, seguiu na mesma linha. "Que vocês tenham um futuro brilhante, cheio de frutos das sementes que plantamos".
Fanfarra da Escola também se apresentou na formatura
O privilégio de ver a filha se formar no programa estava claro no rosto de Carlos Eduardo Amorim Soares, pai de Manoela, aluna do 5º C. "Eu amei a participação dela. Experiência maravilhosa, pelo conteúdo, pela preocupação com o futuro das crianças, pelo legado que eles podem carregar com eles. Este curso valoriza o que a sociedade está carente".
Carlos Eduardo, com a filha Manoela, a mãe Dagmar e a filha mais velha Isabela, além da professora Susane dos Santos (de saia)
GCEP – Criado em 2012, o GCEP é um programa do Pelotão Escolar da Guarda Civil que ministra aulas em escolas públicas municipais para alunos dos 5º anos do ensino fundamental com temáticas variadas, com objetivo de passar informações importantes que colaborem na formação moral e ética dos estudantes. Dentre os temas que são objeto das aulas, durante os quatro meses de encontros semanais, estão o bullying, ciberbulying, drogas, violência doméstica, gravidez na adolescência, abuso sexual, vandalismo, perigos da internet, dicas de segurança, trânsito e maus tratos aos animais. Neste segundo semestre alunos de quatro escolas municipais, no total de 340 alunos, participaram das aulas.
Canil encerrou a solenidade de formatura do GCEP
Desde sua criação o programa foi aprimorado, com capacitação das guardas educadoras, que realizaram pós-graduação e cursos envolvendo os temas trabalhados. Em uma década de existência, atendeu 6.120 crianças, de 35 escolas municipais e 1.100 pais em palestras direcionadas. Neste ano, além das crianças, 700 adolescentes prestigiaram o conteúdo levado pela Guarda as suas escolas, por meio de palestras e rodas de conversa realizadas em escolas estaduais.
Foram beneficiadas neste semestre as escolas municipais Professor Santo Granuzzio, Décio Miglioranza, Professor Tercilia Bernadete Sanches Costa e Geraldo Bernardino.