Orientar os estudantes sobre a saúde, segurança e o ingresso no mundo do trabalho, bem como sobre a erradicação e prevenção do trabalho infantil. Este é o objetivo do Projeto Saúde e Segurança do Trabalhador na Escola. Desenvolvido pelo Cerest (Centro de Referência em Saúde do Trabalhador), em parceria com a Diretoria de Ensino de Piracicaba, o projeto vem sendo desenvolvido na Escola Estadual Olívia Bianco, Jaraguá.

Coordenado por Helder Prado e Lucilene Pacheco, do Cerest, o projeto tem apoio da CIST (Comissão Intersetorial de Saúde do Trabalhador do Município) e envolve cerca de mil alunos dos ensinos fundamental II e médio, desde o início do ano. “Até outubro estão programadas palestras com os alunos e professores, onde serão abordados temas como saúde e segurança no trabalho, legislação, escolas de formação profissional, e recursos de apoio ao trabalhador no município, como o próprio Cerest, Ministério do Trabalho, sindicatos, INSS”, explica Prado.

De acordo com Prado, estudantes acima de 14 anos podem entrar do mercado de trabalho deste que estejam ligados a alguma instituição. Contudo, muitos alunos, principalmente do ensino médio, trabalham de forma irregular e estão sujeitos a acidentes de trabalho. “Orientamos os alunos a estarem vinculados a instituições como o CIEE (Centro de Integração Empresa Escola), Instituto Formar, Senai, entre outros”.

Como parte do projeto, colaboradores da Semtre (Secretaria Municipal de Trabalho e Renda) estão na escola nesta semana para emitir a Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) para cerca de 400 alunos com mais de 14 anos. “Tendo a oportunidade de fazer a sua carteira profissional na própria escola, o aluno será orientado sobre a importância do documento adquirido e como utilizá-lo e ter seus direitos respeitados”, informa Prado.

Para a diretora da Olívia Bianco, Vera Lúcia Isidoro, o projeto enriquece muito o aluno, principalmente os do ensino médio, além de possibilitar que a escola desenvolva outros projetos pedagógicos paralelos. “Os jovens têm muito interesse em ter informações sobre o mercado de trabalho e o projeto tem sido fundamental para orientá-los na busca deste caminho”, afirma a educadora.

O Projeto Saúde e Segurança do Trabalhador na Escola será encerrado no dia 10 de outubro, quando se comemora o Dia Nacional de Saúde e Segurança nas Escolas, regulamentado pela lei federal 12.645, de 16 de maio de 2012.